Desde janeiro deste ano o Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) da Secretaria da Saúde de Osasco já capturou 450 escorpiões. A ação mais recente aconteceu na manhã de quarta-feira, 18, após o pedido de uma munícipe na rua Batista de Azevedo, no Centro.
Segundo a prefeitura a ação não é incomum. Toda semana, a equipe composta por veterinário, agentes de endemias e motorista, sob o comando da médica veterinária Magda F. Batista Pedroso, responsável técnica do NCZ e do diretor Enoque, fazem diversas intervenções nos bairros do município.
Já foram atendidos Quitaúna, Jardim Roberto, Jardim Paulista, City Bussocaba, Km 18 e região Central.
A equipe de Zoonoses também faz a busca ativa noturna, isso porque os hábitos noturnos dos escorpiões favorecem a captura à noite e, com essa ação, procura-se diminuir a infestação de escorpiões. Só nas ações noturnas este ano foram capturados mais de 450 escorpiões.
“Esse trabalho é fundamental, tanto para o monitoramento de infestação de escorpiões em áreas públicas e privadas quanto para o fornecimento de orientações para prevenção de acidentes”, reforçou o diretor do Núcleo de Controle de Zoonoses, Enoque Luz.
Em caso de aparecimento de escorpiões em sua residência ou bairro, ligue para a Central 156 ou 3651-7080. Com o telefonema, é aberto um chamado e registrado um nº de protocolo no qual é possível acompanhar a solicitação. O 156 funciona 24h/dia, sete dias da semana.
CUIDADOS
É muito importante ficar atento em áreas onde há escorpiões (urbana ou rural). Olhar bem os calçados antes de colocar, não deixar cobertores arrastarem no chão, manter os ambientes limpos, entre outras ações, são ações simples que podem evitar acidentes, pois os escorpiões atacam sempre que se sentem ameaçados e, através do aguilhão localizado na ponta de sua cauda, eles picam a pessoa, introduzindo substâncias tóxicas no organismo do ser humano, que, se não tratado a tempo, pode levar à óbito.
Por isso, sempre que alguém sofrer picada de escorpião precisa ser levada para um hospital imediatamente, para iniciar tratamento o quanto antes. Não esprema o local da picada, não passe borra de café ou faça torniquete. É recomendado apenas compressas no local para aliviar a dor.
Também são animais peçonhentos cobras, aranhas, lacraias, entre outros.