Projeto de prevenção de mortes por malária é finalista em prêmio da Unesco

1 min. leitura

O estudante de medicina da UFMG Louison Mbombo é um dos 10 finalistas de prêmio da Unesco que financiará projetos de empreendedorismo social em regiões carentes do mundo. Mbombo é autor de projeto de prevenção de mortes por malária em área rural de Gungu, no Congo, país de origem do estudante.

O vencedor será conhecido no dia 22 de outubro, em cerimônia na Alemanha. Um júri vai analisar e selecionar três projetos com base em critérios como envolvimento do participante durante o processo e engajamento da comunidade com o projeto, por meio de comentários e votos.

Para alcançar a final, o projeto Preventing childhood malaria death in rural Gungu foi o mais votado no concurso Yhout Citizen Entrepreneurship Competition. Ele recebeu 51.360 votos pela internet.

O projeto, que tem a participação da ONG Solidariedade na Mokili, fundada pelo estudante em 2016, prevê a oferta de curso gratuito para 100 pessoas da comunidade de Gungu. O objetivo é que elas aprendam a diagnosticar a malária e a buscar ajuda especializada, além de fornecer mosquiteiros a 15 mil famílias. Com essas ações, o estudante espera que o índice de mortalidade caia até 70%.

Louison Mbombo foi um dos personagens da série 90 anos de histórias da TV UFMG. Assista ao vídeo:

Compartilhar
Leave a Comment