30 municípios do Paraná são prioritários na campanha de vacinação contra a dengue

3 min. leitura
16912 - Pragas e Eventos

Mais de 300 mil paranaenses já podem se vacinar contra a dengue na rede pública de saúde. A campanha iniciou na quarta-feira, 20, em todo o Paraná. As doses estão disponíveis em postos de saúde dos 30 municípios prioritários da campanha, mas também serão aplicadas em locais estratégicos, com grande circulação de pessoas, como praças, shoppings, escolas, universidades, terminais de ônibus e empresas. A ideia é facilitar o acesso para os principais componentes do público-alvo da campanha: os jovens.

MÁXIMA PROTEÇÃO

Esta é a terceira etapa da vacinação contra a dengue. A campanha vai até o dia 27 de outubro e as faixas etárias permanecem as mesmas. Em Paranaguá e Assaí, têm direito à vacina moradores com idade entre 9 e 44 anos. Nos demais 28 municípios, devem ser imunizados os jovens com idade entre 15 e 27 anos.

A diferença é que agora só será contemplado quem já iniciou o esquema vacinal. “Queremos fechar o ciclo e garantir máxima proteção contra a dengue. Por isso, só terão direito às doses as pessoas que já se vacinaram em etapas anteriores”, explica o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

 

Foto%201 %2826%29 - Pragas e Eventos
Em Paranaguá, a campanha começou com grande movimentação nas praças públicas. Na foto, o atleta e campeão de Jiu-Jítsu, Bruno Pires, foi um dos primeiros a ser vacinado, ao lado do prefeito Marcelo Roque

PRIMEIRO

O Paraná foi o primeiro Estado das Américas a oferecer a vacina gratuita contra a dengue para sua população. As doses foram adquiridas com recursos próprios do Governo do Estado. A decisão de introduzir mais esta estratégia para conter o avanço da dengue se deu por conta das sucessivas epidemias que atingiram dezenas de cidades.

LOCAIS DE VACINAÇÃO EM PARANAGUÁ

Além das unidade de saúde, é possível se vacinar nos pontos fixos determinados pela 1.ª Regional de Saúde, como no Sesc, de segunda à sexta-feira, das 13h às 20h; na Praça Fernando Amaro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h; Praça Ciro Abalém, de segunda a sábado; e Praça da Vila Guarani de segunda a sábado. Equipes fixas ficarão também no Shopping Estação Mall, de segunda a sábado, das 12h às 20h. Ainda haverá equipes itinerantes organizadas pela 1.ª Regional de Saúde, que beneficiarão ilhas, comunidades marítimas e áreas rurais.

Compartilhar
Leave a Comment