O eletricista Victor Castilho vem sofrendo com uma infestação de escorpiões na casa dele em Guararapes (SP) neste ano. Indignado com a situação, ele resolveu guardar os animais que capturou nos últimos seis meses.
Na “coleção” do eletricista tem escorpião grande, médio, pequeno e alguns até com ovos. Ele disse que em seis meses já capturou mais de 70 escorpiões.
“Isso porque teve muitos escorpiões que já jogamos fora, a coleção seria maior. É muito perigoso porque um bicho desses pode matar, e não quero isso para ninguém, tenho uma irmã de 8 anos em casa”, afirma Victor.
De acordo com ele, os escorpiões já apareceram em vários cômodos da casa, mas principalmente no quintal. A cada três dias pelo menos, um escorpião aparece, segundo Victor. O último ele encontrou na noite desta terça-feira (26), no chão do banheiro, um perigo ainda mais porque na casa tem uma criança.
Os escorpiões estão aparecendo mesmo com a dona de casa Ana Maria Castilho tomando todos os cuidados. Ela mantém o quintal limpo, os ralos do tanque e da pia da cozinha tampados e a porta vedada. “Minha filha tem problema de coração e a gente tem medo dela ser picada, ficamos com medo”, diz a dona de casa.
Infestação
Segundo a Secretaria de Saúde de Guararapes, de janeiro até agora 178 pessoas foram atacadas por escorpiões na cidade. No ano passado inteiro, foram registrados 214 casos.
Os números altos fizeram a Vigilância Epidemiológica adotar uma série de ações. Agentes estão indo em todas as creches para orientar professores sobre os cuidados com a limpeza. Além disso, as agentes vistoriam os locais onde as crianças ficam, e que podem ter um escorpião escondido.
Segundo Carla Cristina Pitori, chefe da Vigilância Sanitária, a cidade está em estado de alerta. “A limpeza dos locais é que vai fazer a diferença, por isso estamos orientando a população para fazer a parte dela”, diz a chefe.
Veja mais notícias do G1 Rio Preto e Araçatuba