Um vídeo mostra que pacientes do maior hospital público de Roraima, em Boa Vista, sofrem com a sujeira e o descaso. As imagens foram feitas na última sexta-feira (27) pela Rede Amazônica Roraima e mostram pessoas internadas nos corredores, baratas circulando e até quedas de energia constantes na unidade.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a firma responsável pela limpeza no HGR receberá novos repasses financeiros nesta semana e foi acionada para reforçar a limpeza na unidade imediatamente. (veja íntegra da nota ao final da reportagem).
A equipe de reportagem da Rede Amazônica esteve na unidade e registrou a precariedade no local. Baratas são vistas circulando livremente nos corredores e até perto de leitos onde há pacientes interneados. As imagens mostram também que na sexta-feira duas quedas de energia deixaram o hospital no escuro.
Na unidade, os pacientes reclamaram de uma série de problemas além dos que foram flagrados pela reportagem. Eles dizem que falta refrigeração, leitos, alimentação, material de limpeza e demora no agendamento de cirurgias.
“No bebedouro que tem ali, pode ver lá que tem barata lá. Põe um copo ali pra beber água, a pessoa vai e tá cheio de baratas, isso aqui é uma falta de respeito com a humanidade, com o ser humano. É arriscado uma barata dessa entrar dentro do ouvido de uma pessoa. Mosca também”, explicou uma paciente.
Familiares dizem que faltam produtos de limpeza no HGR e que eles mesmos se unem para comprar os materiais de higiene para suprir a necessidade.
“Cada um traz aqui, compra com o nosso próprio dinheiro pra poder limpar, né? Porque como é que vão receber o paciente?”, questionou uma familiar.
Outra reclamação foi em relação a demora nas cirugias. Uma das pacientes disse que aguarda há mais de um mês por um procedimento no coração.
“Eu não estou em condição de esperar mais. [A cirurgia] é de válvula, eu já fiz duas. Tem que fazer a outra, já é terceira cirurgia que faço. Eu já tenho um mês e dezoito dias aqui e nunca foi resolvido nada”, contou.
Em apenas uma hora dentro do Hospital Geral de Roraima foram constatados dois apagões de energia. Para os pacientes, as quedas são comuns no local.
“Na sexta-feira sempre tem apagão”, conta uma das pacientes.
A qualidade da alimentação servida também foi questionada pelos usuários do HGR.
“É um frango na água com um pouco de arroz e a salada, que diz que é salada, parece que eles fazem é passar naquelas ‘fornagem’ de gado. Ruim! Não tem sabor nenhum, é só na água. Eu vivo fraca”, diz uma paciente.
Veja a íntegra da resposta da Sesau:
A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) informa que:
HIGIENE – Embora o HGR (Hospital Geral de Roraima) possua um calendário de desinsetização, a Sesau determinou uma ação de reforço, acionando a empresa para realizar o serviço o mais breve possível.
A firma responsável pela limpeza na unidade receberá novos repasses financeiros nesta semana e foi acionada para reforçar a limpeza na unidade imediatamente.
ENERGIA ELÉTRICA – Na última sexta-feira (27) foi registrada uma breve interrupção na parte elétrica do HGR (Hospital Geral de Roraima), que afetou apenas o Pronto Atendimento. O novo gerador adquirido para a unidade foi acionado em seguida. Nenhum paciente internato saiu prejudicado pois os equipamentos têm baterias com autonomia de duas horas caso a unidade fique sem energia.
ALIMENTAÇÃO – Para melhorar a qualidade das refeições nas unidades de saúde, a Sesau trocou a empresa anterior e contratou uma nova firma. As unidades de saúde avaliam a empresa mês a mês e com base nesta avaliação são adotadas as providências para manter a qualidade do serviço. Até o momento, não houve reclamações significativas sobre a qualidade da comida nas unidades de saúde, mas caso o usuário se sinta insatisfeito quanto a isso, ele deve procurar a direção ou o setor de nutrição da unidade e formalizar uma denúncia para que a Sesau possa notificar a empresa, se for o caso.
ATENDIMENTO – O HGR é o único hospital do estado para os casos de emergência, incluindo pacientes do interior e da rede privada. A unidade não recusa atendimentos, mas precisa sempre priorizar os casos mais graves.
A partir de dezembro, com a inauguração do Hospital das Clínicas, primeiro hospital construído na capital em mais de 30 anos, a superlotação nos leitos do HGR será resolvida e, consequentemente, haverá um salto na qualidade e agilidade dos atendimentos.