Estudantes encontram rato morto dentro da copa da escola Paes de Carvalho em Belém

3 min. leitura
rato - Pragas e Eventos
Estudantes encontram rato morto em copa de escola em Belém. (Foto: Reprodução / TV Liberal)

Fotos feitas por uma estudante da escola da rede estudual Paes de Carvalho, em Belém, mostram riscos de contaminação na merenda escolar da instituição. As fotos flagram um rato morto na copa da unidade, além de vestígios de fezes em tecido que cobre louças e em uma caixa de produtos alimentícios. Confira no vídeo abaixo. A reportagem tentou falar com a direção da escola, que se recusou a falar.

“Eu vi o rato morto debaixo do fogão e me assustei. Logo em seguida fiz o flagrante do que estava acontecendo porque é inconcebível a gente consumir uma merenda e ter um rato morto dentro da copa da escola”, disse a aluna, Naely Drago.

O registro foi feito na última segunda-feira (25), mas segundo os estudantes não foi a primeira que aconteceu. Eles dizem que há três semanas a merenda escolar foi suspensa porque foi detectado urina de rato em uma das panelas da copa.

Segundo os relatos, muitos estudantes reclamam de dor de barriga com a comida e a água oferecida pela escola e são obrigados a comprar em outro lugar.

O professor Edilon Coelho disse que os alunos acabam não comendo e nem bebendo água adequadamente porque muitos deles não têm condição para comprar. “Isso causa realmente uma preocupação muito grande”, disse.

A situação foi repassada para o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp). Enquanto isso, a comunidade escolar diz que espera alguma providência da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Uma das alunas disse que não há diálogo com a direção, que sempre esteve ciente mas não toma iniciativa para melhorar a situação.

Desde 2016, os alunos reclamam das condições do escola e reivindicavam obras no prédio, que é patrimônio histórico de Belém.

Em 20 de novembro de 2017 foi iniciada uma obra de reforma e ampliação, com valor de R$2.486,901,10. O prazo de 180 para entrega do serviço ainda não foi cumprido.

Nota

A Seduc disse em nota que as obras da escola estão sendo executadas conforme cronograma previamente ajustado com a comunidade escolar, que previa a reforma do prédio anexo à escola como prioridade. Segundo a nota, já foram concluídas as obras dos anexos I e II e a reforma do prédio original deve iniciar na próxima semana e, ainda, que irá resolver problemas de infraestrutura.

Em relação à merenda escolar, a Seduc disse que a distribuição segue normal e que vai checar a denúncia referente ao acondicionamento dos itens alimentares.

Fonte: G1

Compartilhar
Leave a Comment