A prefeitura de Araçatuba (SP) realiza um bloqueio no bairro onde morava a terceira vítima da leishmaniose na cidade neste ano. A vítima foi um homem de 49 anos, morador do bairro Hilda Mandarino.
A cidade registrou quatro casos da doença neste ano, sendo três mortes confirmadas. Segundo a prefeitura, todos os casos foram registrados em bairros na região leste de Araçatuba. Por isso, o bloqueio está sendo realizado.
No bloqueio, é feita a coleta de amostra de sangue dos animais para ser feito o diagnóstico da doença. Além disso, é feita a fiscalização e orientação para deixar casas e terrenos limpos, sem restos de folhas, fezes de animais e lixo, que são criadores do mosquito palha.
“As coletas são examinadas e saindo o resultado vamos até a casa do proprietário para retirar o animal, com autorização do proprietário. Se não entregar, ele assina um termo e pode pedir a contraprova do exame”, afirma Célia Taicol, coordenadora do Centro de Zoonoses.
Outras mortes
A segunda morte foi registrado em maio. A vítima era um homem de 74 anos e ele estava internado no Santa Casa desde o começo do mês. A primeira morte foi em fevereiro, a paciente de 38 anos estava internada na Santa Casa também.
Publicidade
Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.
Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.
Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.