Combate a Escorpiões

3 min. leitura
vinicius5359 1614813 - Pragas e Eventos
Calor intenso estimula o metabolismo de animais como os escorpiões, que saem de suas tocas Crédito: Vinicius Bomfim

Estamos perdendo a luta contra os escorpiões, eles já estão no mundo a mais de 400 milhões de anos, e no Brasil os acidentes e mortes só tem aumentado, precisamos inserir novas técnicas e ampliar as equipes de combate. Hoje os municípios estão sobrecarregados de tarefas e as atribuições relacionadas a vigilância em saúde, compete ao município o registro, a captura, a apreensão e a eliminação de animais que representem risco à saúde do homem, cabendo ao estado a supervisão, acompanhamento e orientação dessas ações.

Essa sobrecarga dificulta a resposta rápida, sendo necessário a entrada de mais profissionais para planejar e executar as ações, nesse sentido as empresas especializadas podem contribuir muito, por terem mais de 30 mil técnicos treinados e buscando atualização em todo o Brasil, e o que é melhor, sem custo algum para o setor público, necessitando apenas um alinhamento e acompanhamentos de ações em conjunto.

Quantidade de notificacoes Escorpioes - Pragas e Eventos

Os profissionais que trabalham no Combate aos Escorpiões precisam estar muito preparados para oferecer e realizar o gerenciamento ambiental para o combate ao escorpião, as medidas preventivas estruturais e sanitárias precisam ser sempre avaliadas e corrigidas para eficácia do combate. O conjunto de ações devem ser orientados dentro de um Projeto de Gerenciamento Ambiental de Sinantrópicos de longo prazo e não de aplicações pontuais.

Perguntado ao Dr. Ricardo Soares Matias e debatendo, reforçamos que existem diversos produtos Registrados pela ANVISA/Ministério da Saúde para o Combate aos Escorpiões, não há motivo para dizer que não tem, podemos dizer sim que os produtos registrados para uso profissional e empresas especializadas, só devem ser utilizados por pessoas capacitadas e entidades especializadas e não vendidos ao público leigo.

O cuidado com a escolha da formulações adequadas para uso, devem ser de lenta liberação e formulações inadequadas que desalojam com rapidez, com alta pressão de vapor irritam as espécies e são inadequadas ao Combate.

O Combate com produtos químicos Registrados na ANVISA, como ação complementar, pode e deve ser usado no gerenciamento ambiental de sinantrópicos só deve ser feito nos locais onde for identificado a presença e abrigos dos escorpiões e por profissionais capacitados, não se deve realizar aplicações generalizadas sem critérios.

Nunca utilizar produtos que não tenham Registro na ANVISA, não é porque um fornecedor ofereça um produto que é do mesmo grupo químico que o registrado por outra empresa para combate ao escorpião que você pode usar. Se não tiver registro específico para a praga ALVO será desvio de uso, podendo gerar punições como crime contra a Saúde Pública.

Busque sempre uma Empresa Especializada para desenvolver um programa de gerenciamento de sinantrópicos, somente os profissionais poderão lhe trazer segurança.

Assistam esta Live e aproveitem para nos questionar e solicitar novos temas.

Compartilhar
Leave a Comment