O portal Pragas & Eventos vem por meio desta comunicar o falecimento do pesquisador/cientista Dr. Wanderli Pedro Tadei, ocorrido ontem (11) na cidade de São José do Rio Preto em São Paulo.
Dr. Tadei, como era mais conhecido, se formou em História Natural pela Universidade de São Paulo (1971), fez o Mestrado (1974) e Doutorado em Genética (1977) também na mesma inscrição. Migrou para Manaus, Estado do Amazonas, onde trabalhou no
Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) desde 1979 até fevereiro de 2020 quando se afastou para tratamento médico e isolamento da pandemia.
Ele é considerado um dos maiores nomes do mundo em biologia e controle de mosquitos, tendo publicado 199 artigos científicos, 2 livros e 25 capítulos de livros. Suas pesquisas renderam destaques e citações em diversas partes do mundo, assim como, produções de patentes.
Também foi diretor do INPA, presidiu associações científicas, editor e revisor de periódicos científicos. Recebeu diversos prêmios científicos e um deles, assim como de reconhecimento como cidadão do Amazonas.
Dr. Tadei era solteiro e não tinha filhos. No entanto, foram 52 alunos de mestrado e 23 alunos de doutorado, além dos demais que estavam sob sua orientação, os quais tinham-no como pai científico.
Todos aqueles que tiveram em suas aulas, palestras e parcerias irão lembrá-lo pelo sorriso fácil, simpatia e jeito tranquilo para conduzir as arguições. Ao passo em que caminhamos na certeza de que sua produção teve relevantes contribuições para formação de recursos humanos e para a ciência, nos solidarizamos com a família, colegas de trabalho e ex-alunos nesse momento de dor.
Fomos sempre muito bem atendidos pelo Dr. Tadei e tivemos a honra de telo como palestrante no Antivectorial Congresso Internacional de Controle de Mosquitos em Foz do Iguaçu-Pr em 2019, onde pude conhece-lo e ver seu legado de trabalho em favor da Saúde Publica no Brasil, obrigado amigo!
Dr. Tadei foi para mim um farol em relação a biologia, ecologia e controle de mosquitos. Aprendeu muito durante os quatro anos que desenvolvi pesquisas em seu laboratório e mais três outros em um projeto em Rondônia. Sua partida nos deixou órfãos desse conhecimento acumulado pelo exercício prazeroso com que desenvolvia as pesquisas. Siga em paz para a eternidade Tadei.