Um menino morreu, na tarde de segunda-feira (30), de febre maculosa, após ser picado por um carrapato, em Campinas. A Vigilância Epidemiológica da cidade alertou para o aumento no número de casos, 4 somente neste ano de 2021, com duas mortes.
Vale lembrar que, no ano passado, e mesmo com a pandemia de Covid-19, os números foram de 7 casos e 5 óbitos em todo o ano. A febre maculosa é transmitida pelo carrapato estrela, presente principalmente em áreas rurais. Os sintomas são: febre, dor de cabeça e no corpo, náuseas, vômitos e mal-estar.
Como não há uma cura para a doença, é necessário ter bastante cuidado ao andar em áreas rurais ou florestais, verificando sempre os calçados e verificar se os carrapatos não estão presentes embaixo das camisas.Nas casas, é necessário realizar faxinas diárias, para verificar a presença doa animais.
Se carrapatos forem encontrados em sua residência, é primordial chamar agentes da Prefeitura para fazer a dedetização da casa e em caso de picada, procurar atendimento médico o quanto antes.
O que é febre maculosa?
A febre maculosa é uma condição que, no Brasil, também é chamada de febre do carrapato, já que sua transmissão se dá por meio da picada de um desses insetos, do tipo carrapato-estrela, desde que eles estejam infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii.
Essa doença é mais comum em pessoas que vivem em zonas rurais, sendo que ela também pode afetar locais que contêm uma infestação de carrapatos, sendo que nem todos insetos possuem a bactéria que causa a doença.
Essa é uma doença infecciosa e que pode ter fortes efeitos sobre determinados indivíduos, sendo que outros podem enfrentar a febre maculosa de uma forma mais amena. Dependendo da gravidade da febre maculosa, ela pode levar o paciente a óbito.
Quais são os sintomas de febre maculosa?
Os sintomas de febre maculosa surgem após uma janela que vai de 2 a 14 dias após a mordida do carrapato. Eles podem durar por cerca de uma semana.
Entre os principais sintomas de febre maculosa, podemos destacar:
- febre alta;
- dor de cabeça;
- dor em todo o corpo, em especial na região dos olhos;
- náuseas e vômitos;
- diarreia;
- desânimo;
- dor abdominal;
- perda do apetite;
- confusão mental;
- mal-estar;
- inchaço das pernas e pés;
- aumento de tamanho do baço;
- icterícia (pele amarelada);
- erupções cutâneas avermelhadas e irritações, que podem ter pequenos e leves sangramentos que surgem em lugares como a palma das mãos e a sola dos pés.
As complicações da febre maculosa podem levar a danos no fígado, nos rins e em outros órgãos do corpo humano, além de encefalite e septicemia.
Como é o tratamento da febre maculosa?
A febre maculosa tem cura e ela é obtida por meio do uso de medicamentos antibióticos que entram em ação matando a bactéria que causa a doença. Em alguns casos de febre maculosa, é preciso que o paciente fique internado em um hospital.