No último sábado (05), no Oeste do Estado, um caso inusitado chocou uma moradora de São Domingos. Segundo o relato, ao preparar sua comida e utilizar uma lata de molho de tomate, veio uma surpresa nada agradável: havia um rato dentro da embalagem.
Dona Inês relatou para a reportagem do SCC Meio-Dia que, por sorte, precisou tirar tudo da embalagem e conseguiu ver que tinha um rato dentro, pois se ela fosse usar somente a metade, talvez nem tivesse visto o animal.
Por meio de nota, a empresa negou que o animal na embalagem se deu pelo processo produtivo do produto e explicou que as imagens não comprovam que o animal estava mesmo dentro da embalagem.
Confira a nota íntegra:
Após ter sido cientificada a respeito de reclamação do consumidor sobre a não conformidade do produto Molho de Tomate Tradicional marca Só Fruta, esta empresa se manifesta pela impossibilidade de que referido problema tenha se originado do processo produtivo deste produto.
A Só Fruta sempre preza pelo respeito aos seus consumidores, levando o melhor para a mesa de cada família, com qualidade e sofisticação, porém, não admite que seja deturpada sua imagem, com situações que não se comprovam.
Sequer foi enviado para a empresa amostra do produto que supostamente estivesse com a não conformidade, não havendo comprovação de que o fato relatado ocorreu.
Pode-se perceber claramente pelas imagens que o consumidor alega ser do molho, que não é possível relacionar que efetivamente são do produto da Só Fruta, já que se tratam de planos totalmente diferentes.
Há uma imagem da embalagem do molho ainda fechado e outras imagens de produtos que sequer é possível identifica-los, o que impede seja estabelecida qualquer tipo de conexão entre as imagens.
Mesmo diante desta manifesta inverdade, visando sempre manter o bom relacionamento com seus consumidores e prestar o máximo de apoio possível, a Só Fruta realizou contato com o consumidor, propondo o envio de novos produtos.
Assim, qualquer publicação que for realizada sobre a situação relatada se revestirá de inverdade absoluta, sem comprovação alguma dando ensejo à responsabilização civil e criminal aos envolvidos.
A Só Fruta possui certificação internacional de qualidade de seus produtos, fundados na segurança de seu processo produtivo, que impede qualquer tipo de contaminação com elementos estranhos à produção.
Também tem implantado os sistemas de BPF (Boas Práticas de Fabricação) e HACCP (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle), com procedimentos internacionalmente estabelecidos, para garantir a qualidade total dos alimentos.
No caso específico no molho de tomate, a polpa de tomate passa por 02 (dois) filtros com mash de 1,0 mm a 2,0 mm, desde o início do processo produtivo até o envase do produto acabado, que impede que qualquer corpo com espessura maior que estas medidas sejam envasadas junto ao produto.
Além disso, o produto passa por processos de pasteurização com temperatura entre 93 a 96 ºC, tendo a primeira etapa de 15 a 45 minutos de duração e outa de 5 minutos, o que também se apresenta como uma barreira para qualquer tipo de corpo estranho.
E todo o processo é mecanizado, sem contato com ambiente externo e pessoas, passando por linhas que são constantemente higienizadas.
E após a finalização da produção, o departamento de Garantia da Qualidade, com laboratórios de análises Físico Químicas e Microbiológicas, faz controles rigorosos do produto, que somente é liberado após ser estar plenamente em conformidade.
Portanto, a Só Fruta repudia, com veemência, os fatos desabonadores à sua imagem que ardilosamente e inveridicamente foram apontados, considerando-se que foram produzidos de maneira desleal e imoral, e haverá a responsabilização de quem direito através da competente medida judicial.
Esperamos que este esclarecimento seja suficiente para que não ocorra a disseminação de informações falsas, valendo frisar que a publicação de informações manifestamente falsas levará a empresa a tomar medidas judicias de responsabilidade em todas as esferas jurídica.
Atenciosamente;
Empresa Só Fruta Alimentos.