Equipes da Prefeitura de Curitiba estão monitorando o aparecimento de escorpiões no centro da cidade.
Em um prédio da capital, uma ação rotineira como tirar o lixo virou motivo de medo dos moradores: dois escorpiões foram encontrados no local onde ficam os tambores de lixo.
Os moradores gravaram vídeos de quando os insetos apareceram (assista acima). Foram pelo menos dois casos em menos de dez dias.
A síndica do prédio, Tatiana Danin, afirma que o ralo da área onde fica o lixo foi trocado e alertas aos moradores instalados. Os condôminos também foram orientados a substituir os ralos e a colocar proteções nos vãos das portas.
Equipes da zoonose da prefeitura foram ao local e coletaram os animais. O prédio fica tem 26 andares, e imóveis residenciais e comerciais.
Marcelo Fernandes é professor e mora há cerca de cinco anos no prédio. Nos últimos dias ele mudou alguns hábitos. “Eu chego em casa, olho principalmente as roupas… Você mexe, chacoalha, o tênis principalmente”, conta.
A bióloga Marta Fischer explica ser comum escorpiões aparecerem em centros urbanos.
“Eles são levados de um lugar para o outro em caixas, embalagens, entre as cidades, e principalmente em algumas regiões da cidade onde o comércio é mais intenso… acaba ficando mais suscetível”, explica.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não há infestação de escorpiões no centro da cidade e que informações podem ser obtidas pelo 156.
Os técnicos do Centro de Controle de Zoonoses e Vetores de Curitiba podem ser acionados pelo 156 para identificar o animal peçonhento, ajudar no manejo, e até mesmo direcionar a atendimento médico em caso de acidente.