Profissionais responsáveis pelo controle de pragas e saúde pública que estão diretamente envolvidos no controle de escorpiões, sejam eles servidores públicos de combate a endemias, vigilância sanitária e ambiental, enfrentam dificuldades no combate a esse problema que afeta a saúde da população em muitas regiões.
Embora sejam realizados esforços para evitar os agravos à saúde, o número de acidentes graves causados por escorpiões continua a crescer, especialmente entre crianças e os óbitos também. Os dados coletados podem ter seus registros subestimados durante a pandemia e com a dificuldade de coleta de informações e redução das ações de campo. Mais é inquestionável o aumento de óbitos nos últimos anos.
O manejo ambiental é uma das principais estratégias para o controle de escorpiões, mas também é importante investir na capacitação de agentes públicos e privados, orientar a população e incluir novas tecnologias. Infelizmente, a implementação dessas medidas pode ser um desafio em muitas regiões.
Os desafios do controle de escorpiões
Além dos desafios enfrentados pelos profissionais responsáveis pelo controle de pragas e saúde pública, é importante ressaltar a importância da informação e da educação para a população sobre as medidas de prevenção e os riscos dos escorpiões. É fundamental que a população saiba como identificar possíveis focos de escorpiões e adotar medidas preventivas para evitar a sua proliferação, como manter limpos quintais e terrenos baldios, vedar frestas em paredes e muros, fechamento de ralos, entre outras.
Outro ponto importante é a necessidade de um monitoramento constante e uma atuação integrada entre diferentes órgãos públicos para garantir a efetividade das ações de controle de escorpiões. O trabalho integrado entre a vigilância sanitária e ambiental, os órgãos de saúde pública e as secretarias de meio ambiente é fundamental para a efetivação do controle de escorpiões, a identificação de possíveis focos e a adoção de medidas preventivas para reduzir a dispersão dentro das cidades.
Além disso, a utilização de tecnologias e inovações no combate aos escorpiões é uma alternativa promissora para o controle de escorpiões. Os desinfestantes domissanitários registrados na ANVISA/Ministério da Saúde são um exemplo de tecnologia que pode ser utilizada para o controle de pragas de forma eficaz e segura. As Empresas Especializadas veem atuando fortemente no Controle já a alguns anos, com protocolos em seus clientes, necessitando tambem uma intervenção simultânea nas áreas publicas, ruas, bueiros, galerias de esgoto e pluvial.
Por fim, é importante destacar a importância do manejo ambiental sustentável para a preservação do meio ambiente e a redução dos riscos à saúde da população.
A implementação de políticas públicas que incentivem a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente é fundamental para o controle de escorpiões, além de contribuir para a promoção da qualidade de vida e da saúde da população em geral.
A capacitação das Empresas Especializadas para realizar também a busca ativa e coleta dos escorpiões, pode ajudar grandemente no Controle e aumentar a oferta de Escorpiões para a coleta do soro antiescorpiônico, tão importante para salvar vidas.
Para discutir essas questões e apresentar sugestões de um Plano de Ação para o Controle complementar e eficaz de Escorpiões, com a capacitação para o uso de Desinfestantes Domissanitários Registrados na ANVISA/Ministério da Saúde, o portal Pragas & Eventos está realizando um evento online e gratuito com o tema “Controle de Escorpiões”.
Lembrando que o Workshop sobre Controle de Escorpiões será realizado no dia 19 de abril de 2023, às 9h, de forma online e gratuita. Faça sua inscrição aqui
Será uma ótima oportunidade para os interessados no assunto se atualizarem e aprenderem sobre as soluções mais eficazes para o controle de escorpiões. As inscrições podem ser feitas através do site oficial do evento, onde também poderão enviar suas perguntas antecipadamente aos palestrantes.