O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abriu um inquérito para apurar as medidas adotadas pela prefeitura de Joinville no combate à dengue.
O objetivo é alinhar as ações com as diretrizes estaduais e verificar se o município está seguindo as diretrizes para a organização dos serviços de atenção à saúde em situação de aumento de casos ou de epidemia por arboviroses.
Um ofício foi encaminhado à Secretaria de Saúde de Joinville para que seja apresentada justificativa sobre o que levou o município a atingir o nível de epidemia e informe as medidas adotadas no combate à dengue. O município tem prazo de cinco dias para encaminhar as informações.
A cidade já confirmou oito mortes pela doença e tem 5,6 mil casos de dengue registrados este ano. A maioria dos focos de dengue está nas residências, segundo o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa).
Para evitar a doença, é importante eliminar água parada em locais como pneus, garrafas e demais recipientes.
A denúncia de focos de dengue pode ser feita por meio do aplicativo Joinville Fácil e pelos canais de atendimento da Ouvidoria.
A prefeitura de Joinville informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre o inquérito, mas está à disposição para prestar esclarecimentos.