Mais de 500 ocorrências já foram registradas este ano, com destaque para a capital Palmas
No Tocantins, a preocupação com picadas de escorpião vem crescendo rapidamente. De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-TO), o estado já contabilizou 547 casos só este ano.
Na noite da última segunda-feira, 29, a jornalista Maju Cotrim levou um susto enquanto dormia em sua casa. Um filhote de escorpião a picou enquanto ela estava na cama, sem que ela percebesse.
As picadas desses aracnídeos podem causar diversos sintomas, como dor, inflamação, vermelhidão e inchaço no local afetado. Em casos mais graves, a vítima pode apresentar enjoo, vômitos, dores de cabeça, espasmos musculares, queda de pressão arterial ou até mesmo risco de morte.
Em Palmas, capital do estado, foram registrados 34 casos no primeiro quadrimestre deste ano, segundo a Secretaria Municipal de Palmas (Semus). Além disso, moradores solicitaram a remoção de escorpiões em 11 residências.
Nesse mesmo período, foram capturados 20 animais peçonhentos, incluindo seis exemplares da espécie Jaguajir agamemnon, doze da espécie Tityus confluens e dois da espécie mattogrossensis.
Diante de um ataque, é recomendável lavar abundantemente o local com água e sabão. Se possível, chame alguém capacitado para capturar o animal ou registre imagens dele e dirija-se o mais rápido possível a uma unidade hospitalar.