Barata-Germânica: Pequena, Cosmopolita e Resistente
A baratinha ou barata-germânica (Blatella germanica) é uma espécie de barata pertencente à ordem Blattodea e à família Blattellidae. É um inseto de pequeno porte, com coloração castanho-clara e duas faixas longitudinais escuras no pronoto, o que facilita sua identificação. Conhecida por diversos nomes, como barata-alemã, barata-loira, barata-francesa, baratinha-francesa e francesinha, essa espécie é uma das mais preocupantes entre as pragas domésticas. Medindo entre 10 a 15 mm de comprimento, a barata-germânica é originária do sudeste da Ásia. Possui um par de asas, mas não é capaz de voar, embora as agite quando se sente ameaçada.
Blatella germanica – Biologia e Status de Praga
A barata-germânica é frequentemente encontrada em ambientes humanos, comumente em restaurantes, locais de processamento de alimentos e hotéis. Em climas frios, busca refúgio em domicílios com aquecedores, pois não sobrevive a baixas temperaturas. Apesar disso, já foi encontrada em construções situadas em regiões extremamente frias, como Alert, Nunavut, e na Patagônia.
Embora anteriormente considerada nativa da Europa ou da Etiópia, evidências recentes apontam que a barata-germânica é originária do sudeste asiático. Independente de sua origem exata, sua sensibilidade a climas frios sugere uma origem em regiões quentes. A espécie é uma praga domiciliar antiga, espalhada acidentalmente em cargas humanas, e agora possui uma distribuição cosmopolita, sendo praga em todos os continentes, exceto na Antártica, e em muitas ilhas. Curiosamente, na Alemanha, onde seu nome científico foi originado, ela é chamada de Barata-russa.
Comportamento e Aparições
Embora seja um inseto noturno, a barata-germânica pode ser vista durante o dia se sua população tiver sido perturbada. Mais frequentemente, é vista no final da tarde ou quando uma luz é acidentalmente apontada em cômodos escuros, como cozinhas, onde ela está à procura de comida. Quando ameaçada, emite um odor desagradável e agita suas asas.
Segundo um estudo publicado no Journal of Scientific Reports em 2019, as baratas-germânicas estão se tornando quase impossíveis de eliminar. Com a exposição a diversos pesticidas ao longo do tempo, desenvolveram resistência a muitos deles, tornando o controle dessa praga um desafio crescente.
Dieta Variada
A barata-germânica é onívora e detritívora, alimentando-se de uma variedade de substâncias. É particularmente atraída por carne, amido, açúcar e alimentos gordurosos. Quando há escassez de comida, pode consumir itens encontrados em casas, como sabão, colas e pasta de dente. Em situações extremas, pode adotar um comportamento canibal.