Menino de cinco anos foi atacado durante brincadeiras no pátio; estado de saúde é estável
Uma criança de cinco anos foi picada por um escorpião enquanto participava de atividades recreativas no pátio da Escola Municipal Maria Simão, em Fernandópolis (SP), na última sexta-feira (4). O caso gerou preocupação entre pais e autoridades locais. Segundo a prefeitura, a escola passou por uma nova dedetização já na segunda-feira (7), como medida preventiva.
Socorro rápido e estado de saúde
O escorpião teria subido pelo braço do menino e o atacado com picadas em ambas as mãos. Professoras que acompanhavam a atividade prestaram socorro imediato e encaminharam o aluno ao pronto-socorro da cidade, onde ele recebeu atendimento médico e realizou exames. O estado de saúde da criança é considerado estável, e a expectativa é que ele retorne às aulas ainda nesta semana.
Medidas de prevenção adotadas
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, a higienização da unidade escolar ocorre três vezes ao dia e a dedetização é realizada a cada 60 dias. A última ação de controle de pragas havia sido feita em março. Após o incidente, uma nova aplicação foi realizada na segunda-feira (7), e, na terça-feira (8), o prédio passou por mais um processo de higienização antes da entrada dos alunos.
Cuidados para evitar acidentes
O Ministério da Saúde alerta que escorpiões são comuns em ambientes urbanos onde há acúmulo de lixo e baratas, sua principal fonte de alimento. Embora não ataquem ativamente, esses animais picam em situações de ameaça. Para evitar acidentes, é recomendado:
- Manter sacos de lixo bem fechados;
- Evitar entulhos, folhas secas e materiais de construção acumulados;
- Manter jardins e quintais sempre limpos.
Casos semelhantes acendem o alerta
O episódio em Fernandópolis se soma a outros registros preocupantes. Em um caso recente divulgado pelo site Pragas e Eventos, um menino de 5 anos morreu após ser picado por um escorpião no campus de uma universidade. Além disso, o Distrito Federal já registrou mais de 2 mil acidentes envolvendo picadas de escorpião somente em 2024.
A ocorrência reforça a importância de ações constantes de limpeza urbana e educação preventiva, principalmente em ambientes frequentados por crianças.