Fotos enviadas pelo acompanhante de uma paciente do Hospital Maternidade Mãe Luzia, única maternidade pública do Amapá, no Centro de Macapá, mostram uma barata andando no leito em que está a filha dele, um bebê de 2 meses, na enfermaria da unidade. O flagrante foi feito, segundo ele, na sexta-feira (9), por volta de 10h.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse em nota que “por se tratar de uma unidade de saúde de portas abertas 24h, é inevitável o aparecimento de insetos, mas todas as medidas relacionadas à limpeza e desinfecção são mantidas diariamente na rotina hospitalar”.
O hospital ressaltou que possui normas internas que proíbem aos acompanhantes e pacientes internadas o acúmulo de alimentos no leito, afim de evitar o aparecimento de pragas.
O ajudante de pedreiro de 26 anos, que pediu para não ser identificado, fez as imagens instantes antes de a mulher dele receber alta do hospital. Ela estava internada desde novembro, após apresentar problemas com a cirurgia cesareana a que foi submetida em outubro, para o nascimento da filha.
O homem havia levado o bebê para acompanhar a mãe na saída do hospital. No instante em que o colocou no leito onde a mulher estava internada, flagrou a aproximação da barata.
Segundo o homem, durante o período em que acompanhou a mulher no hospital, viu muitas baratas andando nas enfermarias especialmente durante a noite.
“De noite tem muita barata, barata andando pela enfermaria, tem que ficar prestando atenção que é até arriscado entrar no ouvido das crianças. O banheiro também tem um mal cheiro”, reclamou.
A mulher dele teria adquirido infecção hospitalar no período em que ficou internada, disse o homem.
Este não é o primeiro registro de insetos na maternidade. Em junho, uma mulher gravou um vídeo mostrando baratas andando no chão de uma das enfermarias da maternidade e também no leito.