Em meio a uma epidemia de dengue, uma empresa de tecnologia de Araraquara lançou um aplicativo para mapear os casos da doença e ajudar na informação da população.
De acordo com a última atualização da prefeitura, na segunda-feira (18), a cidade tem 1.668 casos, uma morte confirmada e duas suspeitas.
O app “Todos contra a dengue” é gratuito e foi lançado na quarta-feira (20) para os sistema IOS e Android.
“O objetivo é divulgar o máximo de informação sobre a doença para a população e conseguir mapear as áreas que estão com mais casos de dengue o mais atualizado possível”, afirma analista de sistemas Renê de Paula Taba Silva, um dos responsáveis pelo projeto.
O app é colaborativo e conta com a contribuição da população. As pessoas doentes se identificam e informam a sua localização, que entra no mapa e fica por sete dias, que é o tempo de transmissão da doença.
“Essa informação é útil para a população porque as pessoas dessas áreas [mapeadas] poderão ter mais atenção e cuidado”, afirma Silva.
Também há dicas de prevenção e de tratamento da doença e a localização dos pontos onde estão sendo realizados atendimentos dos casos da doença.
O desenvolvimento do aplicativo consumiu uma semana de uma equipe de cinco pessoas da FI Sistemas, que bancou o projeto sozinha, sem patrocínio.
“Foi uma ação para ajudar a população que está vivendo essa epidemia. Uma das formas que a gente encontrou para ajudar todo mundo”, disse Silva.
Araraquara vive uma epidemia de dengue e é a terceira cidade do estado em número de casos.