Arapongas capacita agentes para o combate de escorpiões

3 min. leitura
lg 47b46884 c569 4457 8514 3d4148332e96 - Pragas e Eventos
O Controle de Endemias da prefeitura de Arapongas promoveu uma capacitação para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE), com foco para a prevenção contra escorpiões, uma vez que a cidade tem registrado a presença de escorpiões pretos e mais recentemente foi detectado o aparecimento de duas espécies de escorpião amarelo, que foram encaminhados para análise na Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Secretaria de Saúde do Estado.

Conforme o coordenador de Endemias, Valdecir Pardini, ao contrário do escorpião preto, o amarelo pode causar acidentes mais graves e por isso a importância do treinamento dos agentes, tanto no que compete às medidas de controle populacional de escorpiões, como para a identificação correta das espécies.

Ainda segundo o coordenador, além da identificação de espécies, na oportunidade os agentes também receberam instruções de manuseio e como evitar as condições propícias ao abrigo e proliferação de escorpiões, tanto em áreas internas como externas de imóveis e residências.

“Estamos intensificando as ações para evitar maiores problemas, mas a população também pode ajudar adotando medidas simples, como limpeza das áreas que circundam as moradias, que certamente irão inibir a proliferação de escorpiões em nossa cidade”, disse Pardini.

Ele finaliza acrescentando que no caso de aparecimento de escorpião, comunicar o Controle de Endemias pelo telefone 3902-1079, que um agente será enviado ao local.

Medidas a serem adotadas para evitar proliferação de escorpiões:

Áreas externas

Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha.

Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois nestes materiais podem estar abrigados escorpiões.

Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas.

Vedar soleiras de portas com rolos de areia.

Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques.

Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento à escorpiões.

Realizar roçagem de terrenos.

Manter berços e camas afastados das paredes.

Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

Áreas internas

Rebocar paredes para que não apresentem vãos ou frestas;

Vedar soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borracha;

Reparar rodapés soltos e colocar telas nas janelas;

Telar as aberturas dos ralos, pias ou tanques;

Telar aberturas de ventilação de porões e manter assoalhos calafetados;

Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados.

Colaboração diaadiaarapongas.com.br

Compartilhar
Leave a Comment