Sensível à problemática crescente com os inúmeros casos de acidentes com Escorpiões no estado de Pernambuco e outras regiões do nordeste, a ASPEC aproveitou o evento voltado à qualificação técnica das Empresas de Controle de Pragas, realizado nos dias 24 e 25 em Recife, para levar ao conhecimento da sociedade informações e prestação de serviço sobre essa praga, que apresenta estatísticas cada vez mais assustadoras no país.
Matérias publicadas em respeitados veículos como TV GLOBO, TV RECORD/CLUBE, TRIBUNA/BAND e RÁDIOS CBN e FOLHA, levaram orientações práticas ao público como medidas preventivas e informações até então pouco divulgadas, como a existência de diversos produtos chancelados pelo Ministério da Saúde/ANVISA para o controle profissional dos escorpiões.
Iniciativas como essa precisam dominar a pauta do segmento e ampliar o entendimento dos tomadores de serviços, quanto ao importante papel de mesclar as ações integradas de manejo ambiental com o controle químico realizado por Empresas Especializadas.
As entrevistas concedidas pelas Biólogas Deborah Rocha e Ana Mary Amorim representando a Associação das Empresas de Controle de Pragas de Pernambuco (ASPEC), abordaram desde as medidas de proteção relacionadas às principais vias de acesso dos escorpiões, passando por orientações de como proceder em caso de acidentes, e esclarecendo sobretudo, os recursos químicos existentes para o controle aos escorpiões, que de acordo com as determinações e registros do Ministério da Saúde/ANVISA, só podem ser manipulados única e exclusivamente por empresas de controle de pragas licenciadas, ou entidades ligadas ao próprio ministério que atuam na saúde pública.
O EVENTO:
Prestigiado por renomadas empresas do setor e por representantes da Vigilância Sanitária, ADAGRO e Vigilância Ambiental, o Curso: “Formação de Técnicos em Controle de Pragas Sinantrópicas”, superou a expectativa de público, trazendo participantes também da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
O evento aconteceu em parceria com a Syngenta, Multiave e Guarany, empresas que investem sempre em inovação tecnológica e ferramentas que muito contribuem para a profissionalização das Controladoras de Pragas.
Durante dois dias, o conhecimento e as experiências dos Biólogos Guilherme Stagni, André Chaves e Ana Mary Amorim, se alternaram para levar aos participantes uma nova perspectiva ao serviço profissional.
Estudos de casos e muita aula prática deram o tom da capacitação que foi extremamente bem avaliada ao final, endossando esse que é um dos papéis primordiais da ASPEC: o aprimoramento e qualificação do mercado profissional, além de como já foi dito; o compartilhamento através da imprensa de informações que ampliem a compreensão da sociedade sobre os diversos assuntos ligados às pragas urbanas, bem como avançar com seu papel de interlocução entre o mercado e os diversos órgãos, que de alguma forma possuem relação com o segmento.
Os participantes apresentaram relatórios de vistoria técnica e tiveram a oportunidade de obter de forma clara e objetiva com o Helivon Freire da Guarany, informações teóricas e práticas com sobre a importância de conhecer e manusear os equipamentos utilizados no dia-a-dia de trabalho.
As matérias estão disponíveis nos links abaixo:
https://web.facebook.com/TvTribunaPE/videos/1689434101154868/
tvclubepe.op9.com.br
A incansável iniciativa da ASPEC em capacitar instrutores e operadores em tecnologias de Manejo Integrado de Pragas, apresentando alternativas e maneiras corretas de empregá-las, tem se transformado em grandes e ricos eventos como este que aconteceu nos dias 24 e 25 de Julho em Recife, com o tema Qualificação Técnica das Empresas Controladoras de Pragas.
Parabéns a todos os profissionais envolvidos por mais uma iniciativa!