A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças – DIVE, segue com a ação de captura de escorpiões no município.
O trabalho ocorreu no último dia 15 de março, atendendo o bairro Vila Malva, passando pela Ruas Santa Clara, Travessa São Luís, Coronel Leme e Santa Madalena. A atividade é realizada no período noturno e intensificada nos locais com maior incidência, de acordo com o mapeamento realizado.
O trabalho de controle de escorpiões é feito de casa em casa pelos profissionais da Vigilância Epidemiológica a fim de orientar as formas de prevenção. Os escorpiões são capturados e deixados em quarentena em um viveiro na DIVE, onde são monitorados pela equipe de veterinários e técnicos. Posteriormente, os escorpiões são enviados ao Instituto Butantan para a fabricação de soro.
Segundo dados enviados pela Divisão de imprensa de Bragança Paulista, em 2017, foram 26 bairros e 10.035 residências visitadas pelos agentes. Com a intensificação do trabalho, somente no começo deste ano a DIVE já percorreu mais de 39 bairros e 13.526 casas. O objetivo é atender toda a cidade.
Caso o morador encontre um escorpião, a Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças orienta a entrar em contato imediatamente pelo telefone (11)4034-4144.
Da Redação co informações provenientes da DIMP/BP