Brasileiro dá alerta sobre riscos de adaptação do Aedes Aegypti nos Estados Unidos

3 min. leitura
AMCA1 2018 - Pragas e Eventos

Durante a reunião da Associação Americana Contra Mosquitos, que acontece em Kansas City, Missouri (EUA) e é realizada anualmente de 26/02 a 02/03, desde 1932, o Brasil esteve representado por Fabio CASTELO Branco Fontes Paes Njaime, PhD .’. Technical Consultant Antivectorial.

28238417 2032227877065687 460565791269037839 o - Pragas e Eventos
Fabio CASTELO Branco Fontes Paes Njaime, PhD .’. Technical Consultant Antivectorial.

A reunião anual é um importante encontro do mercado de controle de mosquitos para todos os Estados Unidos, unindo membros de iniciativas públicas e privadas. O Kansas nos oferece um exemplo no qual mais de 800 técnicos e principais responsáveis pelo controle na iniciativa pública fazem presença no encontro. Bem como, a comitiva internacional agrega mais de 200 pessoas vindas do México, América Central, Caribe e Argentina. Sendo assim quase toda a América Latina possui representantes e, por conseguinte, obtém duas sessões exclusivas para os sul americanos.

AMCA 2018 - Pragas e Eventos
Fabio Castelo Branco at AMCA 2018

A agregação contou um calendário bem grande de mais de cinco dias, com 10 horas de reuniões diárias e exposições de novas tecnologias para o combate do mosquito. Uma delas foi a oficina de Controle de Vetores, evidenciando sobre a situação atual das doenças do Brasil e do mundo, as novas tecnologias e o trabalho de desenvolvimento e pesquisa que o Brasil vem realizando na área supracitada, principalmente focado nos mosquitos Aedes, e agora com reintrodução da febre amarela, os mosquitos silvestres, não esquecendo das doenças negligenciadas transmitidas pelos diversos mosquitos. Utilizaram-se mais de 80 slides falando sobre a situação das endemias.

AMCA1 2018 - Pragas e Eventos
Fabio Castelo Branco at AMCA 2018

Usando dados atualizados pelo Ministério da Saúde do Brasil, foi dado o alertar que todo o mundo está vulnerável às migrações e principalmente à acelerada adaptabilidade dos mosquitos. Logo após a apresentação, técnicos e pesquisadores de todo o mundo buscaram mais dados do assunto em questão e houve trocas de experiências sobre a palestra entre eles.

Muitas Empresas como a Sumitomo, Clarke e Bayer apresentaram suas tecnologias e produtos e outras tantas fabricantes de equipamentos fizeram a exposição sobre seus materiais, além de serviços pra vencer a resistência dos mosquitos que é uma demanda que acontece em todas as Américas. Compartilhar sobre as experiências adquiridas com o combate de mais de 20 doenças transmitidas por arbovírus, incluindo epidemias como Dengue, Zika e Chikungunya, somou valores na apresentação sobre Controle de Vetores feita pelo único representante basileiro.

Com grata satisfação, o Brasil diligentemente fez presença em mais um encontro anual, dando exemplos de sua experiência com tais doenças afim de alertar o mundo sobre as mudanças ocorrentes no caso dos mosquitos, deixando sua marca num encontro internacional de tamanha importância para o planejamento conjunto de ações globais para o controle de mosquitos.

Compartilhar
Leave a Comment