Centro de Zoonoses adota técnica criada pelo ex-prefeito Paulo Mac Donald para matar o mosquito da dengue

2 min. leitura
58fa7a17 68f3 4963 85c9 ddd335836622 1 - Pragas e Eventos
Treinamento dos agentes de saúde que vão aplicar o inseticida nas residências. Foto: PMFI

Em 2011, o então prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, causou uma celeuma nacional, quando decidiu distribuir inseticidas para a população matar o mosquido da dengue dentro das residências.

Na época, o Ministério da Saúde chegou a divulgar uma nota em que reprovava a campanha promovida pela Prefeitura de Foz.

Em um vídeo, o então prefeito Paulo Mac Donald convocou os moradores a aplicar o produto em um determinado horário e em locais específicos das residências.

Resultado: apesar da celeuma, os resultados foram bastante positivos.

Pois bem, nesta segunda-feira, 25, o Centro de Controle de Zoonoses de Foz iniciou o treinamento, na sede da instituição, para iniciar a fase de testes com o aero-system, uma nova metodologia para o combate do mosquito Aedes Aegypti.

A metodologia, assim como a idealizada por Mac Donald, prevê a aplicação do inseticida no interior das residências, locais que servem de abrigo para o mosquito após a alimentação com sangue. Esse é o período mais apropriado para a eliminação do Aedes Aegypti possivelmente contaminado, informa a prefeitura.

Ao contrário do “Fumacê”, que utiliza o veículo para aplicar o veneno na parte externa, a técnica é conduzida pelos agentes de endemias que farão a aplicação manual. Dessa forma, a alternativa prevê uma maior eficiência em relação à atual, já que muitos moradores ainda têm o hábito de fechar portas e janelas ao avistar o Fumacê, impedindo a ação do inseticida.

Compartilhar
Leave a Comment