Confirmada segunda morte de capixaba por febre amarela silvestre

3 min. leitura
1 04 4864998 - Pragas e Eventos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou nesta segunda-feira (30) que recebeu 41 notificações de suspeita de febre amarela no Espírito Santo. Dessas, duas foram descartadas. Do total de 39, cinco casos foram confirmados para febre amarela silvestre, sendo que um, em Ibatiba, evoluiu para óbito, três receberam alta hospitalar e um está internado em estado estável.  Com a confirmação do óbito de um morador de Ibatiba, sobe para dois o número de capixabas mortos pela febre amarela. Na última quarta (25), o Hospital César Leite, em Manhuaçu, Minas Gerais, confirmou a morte do pedreiro Albenes da Siva Azevedo, 33 anos. Ele estava internado na unidade após agravamento de seu quadro de saúde. Apesar da confirmação do hospital de Manhuaçu, a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo ainda investiga a morte juntamente com o Governo de Minas Gerais.

Dados da Sesa divulgados nesta segunda mostram que há 34 casos em investigação, sendo cinco óbitos, com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes. Não há confirmação de febre amarela urbana. Todos os casos registrados até o momento são de pessoas residentes em áreas rurais e os casos são de transmissão silvestre.

Casos confirmados de febre amarela no ES

Os casos confirmados são de moradores de Ibatiba (03), Baixo Guandu (01) e Conceição de Castelo (01).

Entenda os números

De acordo com o governo, sete pessoas estão internadas. O estado de saúde de três é estável e das outras quatro é grave. Vinte e um pacientes tiveram alta hospitalar, cinco casos foram confirmados como febre amarela e, até o momento, há seis óbitos, sendo que um desses foi confirmado como causa febre amarela, totalizando as 39 notificações de suspeita da doença.

Vacinas 

Nesta terça-feira (31), a Sesa irá receber 700 mil doses de vacina contra a febre amarela. As demais 300 mil devem chegar até sexta-feira (03). As doses serão destinadas à ampliação da vacinação cautelar no Estado e para os viajantes dos demais municípios. Com isso, totaliza dois milhões de doses de vacinas enviadas ao Estado pelo Ministério da Saúde. No Espírito Santo, 60 municípios estão realizando vacinação cautelar.

Compartilhar
Leave a Comment