Congresso da Unipar discute hoje doenças epidemiológicas e sociedade global

2 min. leitura
doencas infecto contagiosas2 - Pragas e Eventos

Umuarama – A Universidade Paranaense – Unipar dará sequência, nesta sexta, em Umuarama, ao 2º Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao 16º Encontro de Iniciação Científica, que começou ontem, 26. Os eventos reúnem 2.400 inscritos e 77 palestrantes, do Brasil e exterior.
Logo cedo, começa uma mesa-redonda que discute doenças transmitidas por vetores e suas consequências para a saúde humana e dos animais (entre elas, febre amarela e Leishmaniose). No debate estarão pesquisadores da Fundação Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA.
À tarde, o debate gira em torno do tema ‘Sociedade global: caminhos para a convivência’, com conferencistas do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave, de Portugal, do UniCuritiba, da Unisinos e da Unipar. A proposta é discutir os relacionamentos interpessoais, repensando a indiferença frente aos acontecimentos sociais.
Durante todo o dia seguem também as oficinas e as apresentações de trabalhos científicos – o evento inscreveu 2.400. Nos Módulos Temáticos os assuntos abrangem fitoterapia, ensino do uso de toxina botulínica no curso de Odontologia, esporte inclusivo, enfermagem inclusiva, biologia molecular, fertilidade do solo e biotecnologia, entre outros temas.
Ontem conferencistas da Bélgica, Uruguai, Embrapa e da França participaram de mesas-redondas que discutiram ferramentas biotecnológicas na agricultura e biodiversidade, com foco para a erva-mate. A abertura oficial contou com a presença da diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar, Evellyn Wietzikoski, do Reitor Carlos Eduardo Garcia e de autoridades do município.
Evento em números
2.400 inscritos/1.684 selecionados para apresentação, dos quase dois mil inscritos – 77 palestrantes – 12 oficinas – 16 módulos temáticos – 4 mesas-redondas – 36 palestras – 86 acadêmicos e 20 professores na comissão científica.

Compartilhar
Leave a Comment