Dengue: ES já registra mais 72 mil casos e 37 mortes; incidência pode subir na primavera

1 min. leitura
aedes 0 - Pragas e Eventos

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) o boletim atualizado dos casos de dengue no Espírito Santo. Do início do ano até o último dia 14 de setembro, foram notificados 72.729 casos da doença em 58 municípios capixabas e confirmados 37 óbitos.

Com a chegada da primavera na próxima segunda-feira (23) – que tem como característica dias com temperaturas mais elevadas e chuvas recorrentes – as ações de controle ao Aedes aegypti devem ser intensificadas, uma vez que a água acumulada associada a alta temperatura é propícia para a proliferação do mosquito.

Para evitar doenças, é necessário que a população esteja atenta para eliminar os criadouros do inseto, evitando, dessa forma, que haja aumento de casos notificados no verão – período de maior incidência de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, principalmente a dengue.

A bióloga da Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luana Morati Campos, reforça que a prevenção contra o mosquito deve ocorrer durante todo o ano. “A eliminação dos focos do mosquito precisa ser constante, independente da estação do ano”, disse.

Compartilhar
Leave a Comment