Dezenas de escorpiões da espécie Tityus serrulatus são flagrados em Porto Rico – ASSISTA O VIDEO

2 min. leitura
Animais procuraram um local seco após a cheia do rio. (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Animais procuraram um local seco após a cheia do rio. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Um vídeo que mostra dezenas de escorpiões da espécie Tityus serrulatus em uma das barrancas de Porto Rico, município a 25 quilômetros de Loanda, tem circulado nas redes sociais e causado preocupação em moradores e turistas da região nos últimos dias. As imagens impressionam pela quantidade de animais de diferentes tamanhos, andando entre pedras praticamente cobertas pelas águas do Rio Paraná.

A 14ª Regional de Saúde confirmou que o vídeo é real e que a Vigilância Sanitária está tomando as providências necessárias para controlar a situação. O chefe do setor, Walter Sordi, alertou que outras cidades atendidas pela Regional também estão enfrentando problemas similares.

A Vigilância Sanitária de Porto Rico explica que a aglomeração de escorpiões ocorre porque eles buscam um local seco durante a cheia do Rio Paraná. “Essa quantidade vista serve como um alerta para que a população se atente aos cuidados e medidas de prevenção”, destacou Andreia Crespilho, chefe da Vigilância Sanitária de Porto Rico.

As autoridades de saúde recomendam que as pessoas mantenham seus ambientes limpos, evitem acumular lixo e folhas secas, eliminem as fontes de alimento para os escorpiões, vedem as fossas e soleiras de portas com rolos de areia ou rodos de borrachas, e telam as aberturas de ralos, tanques e pias.

É importante ressaltar que a espécie Tityus serrulatus é uma das quatro espécies de escorpiões mais comuns no Paraná e seu veneno é altamente tóxico, podendo levar à morte. Por isso, é fundamental que a população tome medidas preventivas para evitar acidentes.

Compartilhar
Leave a Comment