A doença de Lyme é uma doença infecciosa que as pessoas contraem após serem picadas por um carrapato infectado. Há duas espécies imprescindíveis de carrapatos cujas picadas podem causar a doença que são os Carrapatos da Perna Preta e Carrapato do Veado.
Para transmitir a infecção, o carrapato deve permanecer no corpo por 36 a 48 horas. A doença de Lyme não pode ser transmitida de humano para humano e é tratada com antibióticos. Caso não seja tratada, a doença pode levar a complicações graves.
lyme-disease_tick Para prevenir a doença de Lyme, você deve tomar medidas adequadas para se proteger de carrapatos quando estiver em áreas com gramas ou arborizadas. Os sintomas da doença de Lyme se desenvolvem em etapas.
Os sintomas de estágio inicial são os seguintes:
Erupção cutânea em torno da picada do carrapato, que se parece com um olho de touro (conhecido como erythema migrans). Ela aparece de 3 a 30 dias após a picada e pode crescer e alcançar 30 centímetros de diâmetro.
Geralmente não coça ou dói;
Sintomas que se assemelham à gripe, incluindo dor de cabeça, febre, calafrios e fadiga.
Algumas pessoas não apresentam sintomas durante o estágio inicial.
lyme-disease_bite Sem tratamento, novos sintomas aparecerão nas semanas e meses seguintes — estes são mais graves e incluem:
Novas erupções ao redor do corpo;
Dor nas articulações;
Problemas com sistema nervoso, como meningite, paralisia de Bell, fraqueza em seus braços e pernas.
lyme-disease_problems1 Outros sintomas incluem: Náusea e vômito; Erupções difusas.
Em alguns casos, os seguintes sintomas igualmente aparecem:
Problemas cardíacos, como arritmia;
Inflamação dos olhos;
Inflamação do fígado;
Fadiga extrema.
Se identificar os sintomas da doença de Lyme, entre em contato com seu médico o mais rápido possível. É relevante iniciar o tratamento o quanto antes para evitar complicações. Se você foi picado por um carrapato e teve alguns destes sintomas acima, mas já sumiram, visite um médico mesmo assim. Se não for tratada, a doença de Lyme pode levar a uma série de complicações graves, que inclui: Inflamação articular crônica (artrite de Lyme); Problemas neurológicos, como paralisia dos músculos faciais e neuropatia; Problemas cognitivos, como problemas de memória e confusão mental; Problemas cardíacos, como batimentos cardíacos irregulares.
lyme-disease_new-rashes-around-your-body1 Para prevenir a doença de Lyme, tome medidas para evitar picadas de carrapatos: Quando for para locais com grama ou arborizados, use roupas que cobrem o máximo possível do seu corpo; Aplique repelente na sua pele. Leia cuidadosamente as instruções antes de usar o repelente; Inspecione-se, seus filhos e animais de estimação por carrapatos depois de voltar de locais com grama ou arborizadas. Os carrapatos são pequenos, então procure bem. igualmente é recomendado tomar banho ao chegar em casa; Lembre-se de que ter a doença de Lyme uma vez não lhe dá imunidade; Se notar um carrapato na sua pele, remova-o com uma pinça, mas apenas se você souber fazer isso da forma correta. Caso contrário, peça ajuda a alguém ou vá ao médico.
Fonte: Mayo Clinic