Duas em cada 10 cidades em Minas Gerais estão em alerta para as contaminações por dengue em 2019.
Um balanço da Secretaria de Estado de Saúde mostra que em 16% dos municípios mineiros, a taxa de incidência é considera alta ou muito alta. Em Belo Horizonte, por exemplo, a cada 100 mil habitantes, 708 estão contaminadas.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 2019 tem a segunda maior epidemia dos últimos 10 anos no Estado. Até o momento, foram contabilizados 423.317 casos suspeitos e confirmados e 86 mortes.
Os números alarmantes fez o Governo de Minas adotar uma série de medidas para tentar conter o surto. Entre elas, decretar situação de emergência em cidades que fazem parte das macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Norte, Oeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul. A medida facilita o repasse de verba para as áreas precárias.
Minas registra quase 1500 novos casos de dengue em uma semana
Além disso, foram liberados R$ 8,3 milhões para 200 municípios com incidência de dengue considerada alta ou muito alta e outros R$ 17 milhões para as Upas (Unidades de Pronto Atendimento) de 32 cidades.
Ainda assim, a Ses destaca que o Estado está em alerta constante para a transmissão de todas as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Publicidade
Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.
Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.
Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.