Duas escolas e uma creche em Jacareí, onde foram encontrados seis escorpiões neste ano, são alvo de um trabalho especializado de varredura contra os animais. O serviço foi contratado pela prefeitura depois que uma creche do Educamais, no Parque dos Sinos, foi fechada no último dia 12 e as crianças transferidas. Não há previsão para retomada das atividades no local.
Segundo a prefeitura, a empresa contratada para fazer a captura dos escorpiões começou o trabalho na última quarta-feira (20).
A empresa Scorpion Combat atua, até o fim de abril, na creche do Educamais (interditada), e nas escolas de ensino fundamental e infantil Décio Moreira e Guaraci. As duas últimas ficam no mesmo terreno no Jardim Califórnia.
Dos seis escorpiões encontrados em unidades escolares neste ano na cidade, três foram no Educamais do Parque do Sinos, dois no Emef Décio Moreira, sendo um deles capturado pela empresa contratada, e um na Emei Guaraci.
As 33 crianças que eram atendidas no Educamais estão provisoriamente matriculadas unidades nos bairros Jacarezinho, Centro, Jardim Primavera e Villa Branca. A expectativa é que a retomada das atividades ocorra a partir de maio.
Preocupação
A Aline Eloi é mãe da Jennifer, aluna da Escola Municipal Décio Moreira. Ela diz que está preocupada com a segurança da filha porque foi informada sobre o aparecimento de escorpiões na unidade.
“Fico com medo de levar a criança e ter escorpião. A gente não fica tranquila”, afirmou a mãe.
A empresa citada no texto é uma empresa de controle de pragas, porém, não tem sede, não possui licença da vigilância sanitária, registro em conselho de classe. Exerce a atividade como MEI, portanto, irregular perante todos dos órgãos fiscalizadores. Além de disseminar inverdades sobre o combate ao escorpião, alegando não existir produtos para esta finalidade. Fato é que existem diversos produtos registrados no Ministério da Saúde, que são sim eficientes, desde que sejam aplicados por empresas e profissionais qualificados.
A empresa contratada para a realização dos serviços não possui registro em órgão de classe, com o CNAE para controle de pragas entretanto sem registro na Vigilância Sanitária, entre outras irregularidades. Além disso dissemina outras inverdades do controle de pragas em palestras em condomínios e para o público em geral. A empresa não possui um Responsável técnico atuante.