Com mais de 5,6 mil casos confirmados, estratégias são discutidas para frear avanço da doença e outras arboviroses no estado.
Reunião estratégica para enfrentar as arboviroses
A Secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, esteve no Espírito Santo para discutir o aumento das arboviroses – doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, zika, chikungunya e oropouche. A reunião, realizada na última segunda-feira (13) com o secretário estadual de Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou a necessidade de medidas urgentes, já que o estado lidera em casos de febre do oropouche, com 5.657 confirmações.
Parceria para proteção da saúde pública
“Estamos unindo forças para enfrentar o aumento das arboviroses com firmeza e determinação. Essa parceria é essencial para levar soluções rápidas e eficazes às comunidades mais vulneráveis”, destacou Ethel Maciel.
O boletim da Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) confirma 693 casos de chikungunya, com 4.253 considerados prováveis e 79 ainda em investigação. Além disso, seis casos de chikungunya foram confirmados, e 42 possíveis casos de zika vírus seguem sob análise.
Ações focadas no combate ao oropouche
O enfrentamento à febre do oropouche será o principal foco das ações, dada a preocupação com o potencial de disseminação da doença. Medidas como campanhas educativas, ampliação da vigilância epidemiológica e incentivo ao saneamento básico estão entre as estratégias discutidas.
O secretário Tyago Hoffmann reforçou o compromisso do estado: “A prevenção e o combate a essas doenças são prioridades. Com o apoio do Ministério da Saúde, vamos implementar ações mais efetivas para proteger nossa população.”
Compromisso com os capixabas
As ações integram uma determinação do Governador Renato Casagrande. “Nosso compromisso é com a saúde e o bem-estar dos capixabas. Trabalhando juntos, vamos vencer esse desafio e proteger ainda mais nossa população”, afirmou Hoffmann.