Estabelecimento reabre totalmente reformado após atuação da Vigilância Sanitária

2 min. leitura
164527 imagem chamada - Pragas e Eventos
Reforma deu novo aspecto ao estabelecimento após notificação. Foto: Vigilância Sanitária

Uma fiscalização de rotina no entorno do Mercado da Produção, no bairro da Levada, há cerca de dez dias, revelou aos fiscais da Vigilância Sanitária a situação crítica de uma pastelaria na região, onde as irregularidades estavam presentes do piso ao teto do estabelecimento.

Fezes de cachorro e de rato, manchas de gordura, panelas sem condições de uso, equipamentos sujos, caixa de gordura transbordando e alimentos que seriam usados para a produção dos pastéis fora da validade.

O resultado: interdição. O local foi fechado, autuado, multado e notificado a se adequar ao Código Sanitário sob risco de não poder mais funcionar.

A ação teve efeito imediato. Os proprietários iniciaram uma reforma total do estabelecimento e, nesta sexta-feira (18), solicitaram nova inspeção da Vigilância Sanitária, que encontrou um novo ambiente.

Piso revestido com cerâmica, paredes pintadas, novos equipamentos e limpeza impecável. “É muito importante e satisfatório quando a Vigilância Sanitária realiza o seu trabalho e faz com que o comerciante se adeque e tome todas as medidas necessárias para garantir a segurança sanitária da população”, comemorou o coordenador do órgão, Airton dos Santos.

Ele lembra que esse não é o primeiro estabelecimento a se adequar após interdição, mas a transformação da pastelaria chamou atenção da Vigilância.

Desde o início das fiscalizações da Vigilância Sanitária em lanchonetes, padarias, mercados e supermercados de Maceió, o coordenador ressalta que o objetivo do órgão não é punir, mas orientar os estabelecimentos a seguirem as regras sanitárias e oferecer o melhor serviço aos maceioenses.

As vistorias em estabelecimentos ocorrem diariamente e já encontraram diversas irregularidades, como carne estragada e fora da validade, pães com fezes de rato, laticínios vencidos, alimentos com validade adulterada, entre outras situações que colocam a saúde dos consumidores em risco.

Compartilhar
Leave a Comment