Explosão casos da Dengue no Brasil

5 min. leitura
pexels pixabay 86722 - Pragas e Eventos

Na live do dia 04 de abril foi debatido sobre os casos de dengue no Brasil, um assunto muito importante para nossa sociedade, pois acomete milhares de pessoas/vidas durante todo o ano em nosso país.

O professor Fábio Medeiros da Costa, ressalta que “um ponto de grande atenção que vem se ressaltando em nossos monitoramentos em alguns municípios e estados um aumento constante nas populações de Aedes Aegypt, o qual agora pode ser também constatado através da mídia”

Tal afirmativa se concretiza com os dados do boletim epidemiológico publicado divulgado pelo Ministério da Saúde, sendo que a região Centro-Oeste apresentou a maior taxa incidência de dengue, com 204,2 casos por 100 mil habitantes, seguida do Norte (97,4 casos/100 mil hab.), Sudeste (47,9 casos/100 mil hab.), Sul (49 casos/100 mil hab.) e Nordeste (31 casos/100 mil hab.).

Fábio também faz um alerta em relação às cidades cujo índices já ultrapassam a escala dos 4 de infestação predial o que é preocupante devido as diversas dificuldades em relação a toda a cadeia relacionada à instalação das doenças, bem como hospitais e da própria saúde do indivíduo.

A Dengue nas Américas

Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986 registrando o maior surto da doença em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados.

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa)

Dalton Fonsceca, biólogo do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), afirma que aproximadamente 4.000 municípios realizaram o LIRAa que é (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) e aproximadamente 25% destes estão com indicadores muito elevados de infestação, ou seja, tem muito mosquito com alta capacidade de infestação e se houver criadouros a quantidade enorme de fêmeas presente no ambiente terá capacidade de oviposição muito elevada “um ciclo que se tem muito mosquito colocando ovos  e se picando (podendo ou não transmitir a doença), sendo que a cada 7 a 10 dias novos mosquitos nascem mantendo assim uma retroalimentação da população de mosquitos no local”.

Assista a Live Completa

Sintomas Dengue

A dengue pode ter diferentes apresentações clínicas e de prognóstico imprevisível. Os primeiros sintomas aparecem de quatro a 10 dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave caracterizado por febre elevada, fortes dores de cabeça e nos olhos, além de dores musculares e nas articulações.

Durante a evolução da doença, destacam-se três fases: febril, crítica e de recuperação. Na fase crítica da dengue (entre o terceiro e o sexto dia após o início dos sintomas), podem surgir manifestações clínicas (sinais de alarme) correspondentes a uma complicação da doença potencialmente letal chamada dengue grave (conhecida anteriormente como dengue hemorrágica), que aparecem devido ao aumento da permeabilidade vascular e da perda de plasma, o que pode levar ao choque irreversível e à morte.

Os sinais clínicos de alarme da dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; hipotensão postural e/ou lipotimia (tonturas, decaimento, desmaios); hepatomegalia dolorosa (aumento de tamanho do fígado); sangramento na gengiva e no nariz ou hemorragias importantes (vômitos com sangue e/ou fezes com sangue de cor escura); sonolência e/ou irritabilidade; diminuição da diurese (diminuição do volume urinado); diminuição repentina da temperatura do corpo (hipotermia); e desconforto respiratório.

Uma infecção curada de dengue confere ao paciente imunidade contra o tipo de vírus responsável. Por existirem quatro tipos diferentes de vírus, para estar totalmente imunizado, é necessário ter tido contato com todos eles. Caso contrário, a cada contágio com um novo tipo de vírus, os sintomas são mais intensos e o risco de desenvolver a dengue grave é mais alto. Alertas casos dengue.

Compartilhar
Leave a Comment