No dia 28 de novembro a diretoria da Feprag teve a oportunidade de estreitar laços e trocar ideias com o Diretor Geral da CEPA , Sr. Roland Higgins no Rio de Janeiro. Passando férias na cidade maravilhosa o Executivo da Confederação Européia, nos contou a história os projetos bem sucedidos e abriu as portas para uma parceria visando estreitar laços e trocar know-how com Associações e empresário do Brasil.
Passamos praticamente um dia inteiro reunidos e descobrimos que se há muito a ser feito na América Latina em termos de associativismo das empresas de controle de pragas urbanas, já conquistamos coisas notáveis que mereceram elogios.
Fundada em 1974 na Bélgica a CEPA – Confederação Européia das Associações de Controladores de Pragas, tem hoje 27 associações, 14 fabricantes/distribuidores e 8 parceiros associados e reúne representantes de toda a Europa. O Sr. Rolland nos apresentou a Missão e um projeto de enorme sucesso que foi a elaboração de um Procedimento Padrão para empresas de programas de controle de pragas que foi desenvolvido ao longo de 5 anos e hoje é aceito como o modelo por diversos países, inclusive as empresas que o adotam podem ser certificadas após passarem por auditorias. “ Preferimos desenvolver um procedimento padrão técnico e bem elaborado, para não sermos surpreendidos por restrições ou procedimentos impostos por órgãos reguladores que desconhecem nossas rotinas e realidade” Explicou Rolland.
Hoje já existem mais de 300 empresas certificadas pela CEPA e esperam certificar 1.000 até 2020.
Com um orçamento de mais de € 250.000,00 anuais e parceria com a NPMA americana, a CEPA vai promover em conjunto com esta um encontro global de serviços de controle de pragas urbanas em Portugal de 04 a 06 de junho de 2018.
Contamos a história do associativismo no Brasil e sobre os desafios recentes que levaram as ações da FEPRAG junto ao Congresso Nacional e Ministérios, bem como os projetos de em andamento com o tramite da PLC65 no Senado e ações no Min. da Saúde, Sebrae e Receita Federal. Infelizmente ficou clara a surpresa quando informamos o número de empresas associadas, pois na Europa existem 10.000 empresas e mais de 40% (mais de 4.000) são associadas, enquanto no Brasil temos oficialmente 4.600 empresas regulares e menos que 800 participando do movimento associativo.
O encontro serviu para motivar a diretoria da FEPRAG e mostrar onde podemos chegar se nosso segmento entender a importância de integrar sua associação local e se envolver ativamente nas decisões e iniciativas. Repetindo a idéia passada pelo Sr. Rolland Higgins, “Ou agimos juntos e fazemos oque julgamos ser o melhor para nosso segmento ou teremos de nos sujeitar e aceitar ao que outros venham a impor”