A infestação de escorpiões em vários bairros de Goioerê está preocupando aos moradores e também a equipe da Vigilância Sanitária, sendo que um incidente já foi registrado há alguns dias, quando um homem, morador da Avenida Paraná, no bairro Santa Casa, foi picado por um escorpião.
A preocupação por parte da população com os escorpiões aumentou significativamente depois que foram registradas duas mortes de crianças que foram picadas por escorpião na cidade de Cianorte.
Segundo a chefe da Vigilância Sanitária de Goioerê, Ana Flávia Souza Costa, há focos de escorpiões em casas às margens da BR-272, na vila Candeias; na Avenida Paraná, no Bairro Santa Casa; no conjunto Cidade Alta; e na Avenida Tiradentes e na Rua Pedro Parigot de Souza, n centro da cidade.
Os escorpiões se alojam em entulhos, com preferência em madeira, tijolos e telhas amontoados em quintais, se alimentando de baratas. Nas casas eles se alojam em assoalhos de madeira e em buracos de lajotas.
“Se a dengue se prolifera em água parada, o escorpião se prolifera em entulho, precisamos manter os quintais limpos para evitar a presença de escorpiões” – salienta a chefe da Vigilância Sanitária, dizendo que o escorpião não voa, por isso a sua infestação em novos locais se dá pela movimentação de entulhos.
A Vigilância Sanitária está planejando um trabalho mais amplo para combater os escorpiões, que inclui o treinamento das agentes de endemias, e outras diretas nos locais onde já foram detectados fotos de escorpiões.
Fonte: GoioNews