Infestação de percevejos em bares do Centro do Rio preocupa frequentadores

2 min. leitura
DALL·E 2024 12 17 09.07.28 A nighttime view of a lively bar in the Centro of Rio de Janeiro featuring wooden chairs and tables in focus. In the foreground an artistic depictio 1 - Pragas e Eventos

Clientes relatam picadas e reações alérgicas em estabelecimentos na Lapa, Glória e Catumbi

Em plena alta temporada, bares da região central do Rio de Janeiro, como Lapa, Glória e Catumbi, enfrentam uma situação inusitada e preocupante: infestação de percevejos em mesas e cadeiras. Frequentadores relatam picadas e reações alérgicas causadas pelos insetos, que estariam escondidos nas frestas de móveis de madeira dos estabelecimentos.

Relatos de frequentadores

A analista Tabatha Rocha conta que foi picada em setembro enquanto estava em um bar na Lapa. “Eu e meu amigo ficamos com muita alergia. Vimos que tinha muitos percevejos nas frestas das cadeiras”, relatou. Situações semelhantes ocorreram em outros bairros, como Glória e Catumbi, e estão sendo compartilhadas nas redes sociais.

Mayara Marques, analista comercial, publicou um relato que viralizou, dizendo que ela e sua namorada foram picadas em um bar da Glória. Uma delas precisou ir ao hospital para tratar uma reação alérgica. “Acho que é um problema de saúde pública”, destacou Mayara.

Providências tomadas

Após os relatos, o restaurante Ximeninho, um dos estabelecimentos citados, trocou o mobiliário de madeira por plástico e realizou dedetização. “A saúde e o bem-estar dos nossos clientes são prioridade. Já acionamos os órgãos responsáveis e estamos prestando assistência aos afetados”, informou o grupo em nota.

Vigilância Sanitária acompanha o caso

A Secretaria Municipal de Saúde enviou uma equipe do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) até o local. Segundo o órgão, o estabelecimento foi desinsetizado, e as cadeiras foram trocadas. Não foram encontrados sinais de percevejos na vistoria, mas a equipe de zoonoses continuará monitorando a situação.

Denúncias e pedidos de vistoria para casos semelhantes podem ser feitos pelo telefone ou site da Central 1746 da Prefeitura.

Fonte: G1.

Compartilhar