Infestação de pulgas fecha escola de Rio Claro e deixa alunos sem aulas

4 min. leitura

Uma escola de Rio Claro, no Sul do Rio de Janeiro, está fechada por causa de uma infestação de pulgas. Pais, alunos e professores contam que já foram picados. Um serviço de dedetização foi feito, mas não foi suficiente pra acabar com o problema.

A escola está vazia há cinco dias. As crianças não foram para a sala de aula e ficaram do lado de fora do prédio com as mães, que protestavam. Vários alunos foram picados por pulgas, que transmitem uma série de doenças. Pedro, de cinco anos, sentiu na pele. “Eu acho que elas pularam no meu braço e fez isso daqui [picou], cocei muito”, contou.

A mãe dele, Geisiane Soares, ficou preocupada quando viu as marcas no braço do filho. “Foi assustador, porque e se ele tivesse uma alergia mais grave? O braço dele só coçando, com ferida, eu passando pomada e não estava resolvendo. Depois que a gente ficou sabendo que estava tendo essas coisas aqui no colégio”, disse.

Uma funcionária foi picada na perna — Foto: Anderson Meireles/TV Rio Sul

Uma funcionária foi picada na perna — Foto: Anderson Meireles/TV Rio Sul

No portão da escola está afixado um documento de uma empresa atestando que foi feito um serviço de dedetização na semana passada. Mas nesta terça, as mães receberam a notícia de que este serviço não foi suficiente para acabar com a infestação de pulgas e as crianças vão continuar sem aulas. “A gente ficou sabendo por outras mães e pela professora que teria aula normal. Arrumei meu filho e na hora de sair avisaram no grupo que hoje não teria aula, que continuava cheio de pulga na escola”, relatou Eliane Marçal, mãe de um aluno.

Uma mãe de aluno disse que foi picada durante a manifestação dos pais e alunos. “A gente está aqui pra saber a causa de não estar tendo aula, aí me mordeu, acabou de morder a minha perna. Eu sou alérgica também, igual aos meus filhos”, explicou Débora Gomes de Jesus.

Para as mães, há falta de diálogo entre escola e família. Elas afirmam que o serviço de limpeza do prédio não é eficiente e que não há controle sobre animais de rua que passeiam pelo pátio. Por isso, não se surpreendem com a infestação de pulgas. “É uma escola grande, uma escola antiga, tem pombos, entram cachorros, aparecem gatos e ninguém faz nada. O negócio é só limpar chão? Não é! Escola que tem forro eu acho que tem que ter uma prevenção para que não aconteça isso”, disse Lordângela Jane da Silva.

Em nota, a prefeitura de Rio Claro disse que essa infestação de pulgas foi causada por um gato, que entrou no forro da escola. Por conta da dedetização, a escola precisou ficar sem aulas por alguns dias e no dia em que as aulas voltariam, perceberam que ainda havia pulgas pois o gato tinha voltado. Informou também na segunda-feira (13), que uma limpeza completa na escola foi feita pela vigilância sanitária, em parceria com a secretaria de obras, que colocou telas e até usou maçarico por conta da proliferação dos ovos das pulgas. E disse ainda que a volta às aulas está prevista para quarta-feira (14) e que os dias que os alunos ficaram sem aula serão repostos.

Compartilhar
Leave a Comment