Instituições se unem em reunião inédita para fortalecer o controle de vetores e pragas no Brasil

4 min. leitura
Imagem1 - Pragas e Eventos

São Paulo, 18 de setembro de 2025 – Um marco para o setor de controle de vetores e pragas sinantrópicas foi estabelecido com a realização de uma reunião inédita entre as principais instituições do segmento. O encontro, sediado pela ABIPLA (Associação Brasileira dos Fabricantes de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes), aconteceu no prédio da FIESP, na Avenida Paulista, e teve como objetivo principal alinhar estratégias para aumentar a eficácia das ações de combate a pragas e vetores que transmitem doenças e causam prejuízos em todo o país.

A iniciativa, proposta pelo Grupo de Trabalho de Boas Práticas da ABRASSAM, partiu da premissa de que o controle de pragas é uma atividade transversal e multiagentes. A ideia é que, em um primeiro momento, as instituições acompanhem as ações que seus pares estão implementando para, em uma segunda fase, buscar a harmonização, complementaridade e sinergia entre elas.

image - Pragas e Eventos
Legenda: Representantes das principais instituições do setor reunidos na sede da ABIPLA.
ABIPLAAnselmo Takaki (8) e Jordana Saldanha (7)
ABRASSAMAssociadas CLARKE – Caio Melo (3), DIPIL – Rodrigo Leonel (1), NEOGEN – Cristiane Pereira (5) e Joyce Mendes (4), SYNGENTA – Laedio Volpolini Junior (11) e Conselho Diretor ABRASSAM representado pelo Diretor Executivo Paulo Henrique Costa (10)
ANDAVRoberta Alves (6) e Willian Stopa (2)
APRAGJosé Aparecido Soares de Campos (13)
FEPRAGAntônio França (12) e Davison Gulá (9)

União de forças pelo setor

O encontro contou com a presença de representantes de peso do setor, incluindo a ABIPLA, ABRASSAM, ANDAV, APRAG e FEPRAG. A diversidade de participantes reflete a complexidade da cadeia de controle, que envolve desde fabricantes e comerciantes de produtos (linhas profissional e de venda livre) até os agentes de utilização (públicos e privados) e fiscalização.

A união visa combater de forma mais potente a infestação de animais sinantrópicos – como ratos, baratas, mosquitos da dengue, escorpiões e cupins – que afetam cerca de 180 milhões de brasileiros em áreas urbanas e 30 milhões em áreas rurais.

Pautas e próximos passos

Durante a reunião, a ABRASSAM apresentou temas cruciais para debate, entre eles:

  • A criação de um cadastro nacional único de produtos saneantes desinfestantes.
  • A conscientização de que “chumbinho” não é raticida e o correto registro de intoxicações.
  • Regulamentação da jardinagem profissional.
  • Questões sobre logística reversa e o transporte seguro de produtos.
  • Aperfeiçoamento da metodologia para produtos registrados para o controle de escorpiões.

Como encaminhamento, foram definidos os próximos passos para solidificar a colaboração:

  1. Validação interna: As instituições validarão a sistematização das reuniões e criarão canais de comunicação (e-mail e WhatsApp) para divulgar suas ações.
  2. 1º Dia da Regulação ABRASSAM: Evento a ser realizado em 13 de novembro de 2025, em Brasília/DF, onde a ABRASSAM apresentará os temas de seus programas para instituições governamentais.
  3. FORUM Escorpião: Liderado pela FEPRAG, o fórum acontecerá em Brasília/DF, no dia 02 de dezembro de 2025.

Convite para Pesquisa Exclusiva

Ao final do encontro, a Diretora Executiva da ABIPLA agradeceu a presença de todos, parabenizou a iniciativa e convidou os participantes para a apresentação dos resultados da Pesquisa Exclusiva “Informalidade em Produtos de Limpeza: Uma Questão de Saúde Pública”, realizada em parceria com a ABRALIMP.

O evento acontecerá no dia 30 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

image 1 - Pragas e Eventos
Compartilhar