A barata definitivamente não é um bicho dos mais populares — mesmo servindo para fazer farinha para pão e apesar de ter um leite três vezes mais nutritivo que o da vaca. Casos recentes de invasões de baratas em ônibus de São Paulo e do Rio de Janeiro causaram repulsa e, com o aumento das temperaturas nas últimas semanas, internautas reclamam nas redes sociais que elas têm aparecido com mais frequência por aí:
eu gosto de calor, o único problema é que as baratas também412:15 AM – Jan 3, 2019Twitter Ads info and privacySee tha’s other TweetsTwitter Ads info and privacy
essas pragas de baratas estão querendo dominar minha casa1011:47 PM – Jan 2, 2019Twitter Ads info and privacySee luqs’s other TweetsTwitter Ads info and privacy
POR UM 2019 SEM BARATAS, EU NÃOAGUENTO MAIS CHORAR POR CAUSA DESSAS VAGABUNDA1,06511:22 PM – Jan 2, 2019Twitter Ads info and privacy606 people are talking about thisTwitter Ads info and privacy
o mal do verão são as baratas dentro dos ônibus pqp112:58 PM – Jan 3, 2019 · Rio de Janeiro, BrazilTwitter Ads info and privacySee ‘s other TweetsTwitter Ads info and privacy
Por um 2019 sem baratas, não aguento mais esse inseto desnecessário13:42 PM – Jan 3, 2019Twitter Ads info and privacySee Livis’s other TweetsTwitter Ads info and privacy
O pesquisador Francisco José Zorzenon, do Instituto Biológico de São Paulo, explica por que esses insetos aparecem mais nesta época do ano e como resolver o problema:
Por que as baratas aparecem mais no verão?
Na verdade, todas as pragas urbanas aumentam em épocas mais quentes e chuvosas. O calor faz com que os insetos e animais se proliferem mais, como escorpiões, mosquitos e moscas. As temperaturas mais altas facilitam a reprodução – o metabolismo é acelerado e as baratas chegam à maturidade sexual mais rápido.
Existe uma espécie que aparece mais no calor? E no Brasil?
As baratas, no geral, aparecem mais no calor. As duas espécies mais comuns no país são Blatella germanica – conhecida como baratinha, francesinha ou paulistinha – e Periplaneta americana – chamada de cascuda, voadora. A primeira é menor e mais encontrada na cozinha, nos ônibus, em eletrodomésticos, em frestas de azulejos, no metrô. A Periplaneta americana é maior, gosta de ficar no esgoto, se alimenta de fezes, e é menos vista dentro de casa.
As baratas são realmente mais sujas que os outros insetos?
Não necessariamente. No Brasil, a Blatella germanica vive escondida dentro das casas, numa fresta de azulejo, dentro do liquidificador – às vezes não estão sobrevivendo em um ambiente sujo. Uma mosca, por exemplo, que pousa em fezes na rua, em feridas, pode trazer mais sujeira.
A Periplaneta americana, a “voadora”que vive mais no esgoto, é tão suja quanto os ratos, e mais que outros insetos da mesma família, como a “baratinha”.
Todas as baratas são voadoras?
As baratas têm, em média, 3 a 4 anos de vida. Durante a fase adulta, geralmente a partir dos 2 anos, elas têm asas desenvolvidas. A natureza delas, no entanto, é de locomoção rápida com as patas. Só às vezes, costumam voar.
Por que é comum vê-las nos ônibus pela cidade?
As pragas urbanas procriam de acordo com os quatro “As”:
- Água
- Abrigo
- Alimento
- Acesso
Os ônibus têm água (principalmente da chuva que entra). As pessoas deixam cair comida. O local é um bom abrigo e de fácil acesso. Por isso, se torna um bom ambiente para a procriação das baratas.
Elas ficam, na verdade, escondidas entre os bancos, embaixo das poltronas. Quando o ambiente é desestabilizado – o ônibus começa a andar, ou uma pessoa senta no banco – elas aparecem.
Como limpar a casa e evitar a presença delas?
Manter a casa limpa, sem restos de comida e vazamentos de água.
- Deixar frutas mais maduras guardadas;
- Secar a escova de dentes para não acumular água com resto de comida no fundo do pote;
- Não deixar os sacos de lixo e lixeira abertos;
- Checar e lavar eletrodomésticos que estão há muito tempo fechados.
Como controlar uma infestação?
Os inseticidas que são vendidos nos supermercados são medida paliativa, não funcionam para controlar as infestações. Para resolver com segurança, só contratando uma equipe para usar produtos específicos de controle em regiões urbanas e/ou residências.