Realizado no dia 17/09 em Maringá, o IV Seminário foi um grande sucesso, com a participação de grande público, 37 empresas e mais de 80 participantes, com apresentações de altíssimo nível, com foco nas necessidades da cadeia de produção do Paraná.
Foram discutidos o Manejo e Controle de Escorpiões, pelo Biólogo Guilherme Stagni, muito importante para a Região Norte do Paraná, que vem sendo uma dor de cabeça para os municípios, já que os Escorpiões estão colocando em risco a população. Apresentando de forma racional o uso adequando de Produtos Químicos como ação complementar ao Manejo Ambiental e coleta dos Escorpiões, onde conseguimos demonstrar que o Controle Químico é eficaz, pode e deve ser empregado com Responsabilidade, por Profissionais capacitados, também apresentando os Registros de Produtos no Ministério da Saúde/ANVISA que comprovam a legalidade do uso dos produtos para o Controle de Escorpiões, que só podem ser Registrados após comprovação de sua eficiência, tendo inclusive produtos com WHOPES que e o Certificado de aprovação na Organização Mundial de Saúde e são usados em diversos outros países.
Discutido a necessidade da qualificação e adequação das Empresas as Normas e Resoluções vigentes para maior segurança nos serviços e garantia da qualidade das ações, pelo Gestor Ambiental Denilson Lehn.
Foi apresentado pela Dra. Clair Aparecida Viecelli a Implantação de Medidas Preventivas e Corretivas, Documentação do Procedimento Operacional Padrão no Controle de Pragas e também o Controle de Blatella germânica em ambiente alimentício sem pulverização, que diminuem os riscos de contaminação do ambiente e maior segurança para os Técnicos.
Muito importante na cadeia produtiva do Paraná foi apresentado o Controle de Roedores em Unidades de Armazenamento de Grãos, para maior esclarecimentos sobre as principais espécies que infestam os locais, seu comportamento e metodologias de Controle, pelo Biólogo Guilherme Stagni.
O evento encerrou com atividades pedagógicas aplicadas no Controle de Pragas, instigando os participantes a solucionarem problemas do cotidiano e a discutirem juntos formas de ações corretas para o efetivo controle e a segurança dos clientes e dos Técnicos no Controle, foram separados três grupos, onde profissionais de empresas diferentes compartilharam suas experiências para a resolução do problema proposta, muito importante para tomarem a melhor decisão, mais sobre tudo pela colaboração entre Profissionais “Concorrentes, que nestes exercícios compartilharam suas experiências.
Durante o evento foram apresentados os dados do Associativismo no Brasil e Paraná, e convidados a todos a ingresarem na APRAV – Associação Paranaense dos Controladores de Pragas e Vetores, para fortalecimento do setor e maior desenvolvimento, onde a união trará melhorias para todos.
O evento capitaneado pela UNIDOMI Saúde Ambiental, Patrocínio da Syngenta e apoio do CRBio 7 e Pragas & Eventos.