O Ministério da Saúde (MS) anunciou nesta segunda-feira, dia 17/02, que o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul receberá o Método Wolbachia em Campo Grande através de cooperação com a Fiocruz. O Método Wolbachia está em implementação em 12 países do mundo pelo World Mosquito Program (WMP), uma iniciativa sem fins lucrativos para combater as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue, zika e chikungunya.
O Termo de Cooperação foi assinado pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o líder do WMP no Brasil e Pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira e o governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, no evento Encontro Estadual de Vigilância em Saúde: Interação, Vigilância e Atenção Primária, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul.
Em Campo Grande (MS), a implementação do Método Wolbachia será feita de forma gradativa. O município foi dividido em seis áreas de atuação. Os agentes de saúde da primeira área já foram capacitados para começarem as atividades de engajamento comunitário dessa região que inclui o diálogo com a população sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti.
Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG) são os próximos municípios a receberem a Wolbachia. No Brasil, o Método é conduzido pela Fiocruz, com o apoio do Ministério da Saúde e resultados preliminares apontam redução de 75% dos casos de chikungunya em Niterói no Estado do Rio de Janeiro, 76% de dengue na Indonésia e fim da transmissão local de dengue no norte da Austrália.
Saiba mais em: https://portal.fiocruz.br/noticia/fiocruz-e-ms-implementarao-wolbachia-no-mato-grosso-do-sul
Fonte: Fiocruz
Assista o vídeo sobre o Método Wolbachia