Minas Gerais tem 98 mortes confirmadas por causa da dengue, informou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (2).
Os óbitos foram em Araguari (1), Arcos (1), Belo Horizonte (15), Betim (13), Campos Gerais (1), Contagem (4), Curvelo (1), Estrela do Sul (1), Frutal (2), Guarani (1), Ibiá (1), Ibirité (1), Ituiutaba (1), Jaboticatubas (1), João Monlevade (1), João Pinheiro (5), Juiz de Fora (10), Lagoa da Prata (1), Martinho Campos (1), Monte Carmelo (1), Paracatu (1), Passos (2), Patos de Minas (1), Patrocínio (2), Pitangui (1), Pompéu (1), Rio Paranaíba (1), Sacramento (1), São Gonçalo do Pará (1), São Gotardo (1), Sete Lagoas (1), Uberaba (2), Uberlândia (16), Unaí (2) e Vazante (2). São 137 óbitos em investigação para dengue.
Em 2019, até o momento – dados atualizados em 1º de julho –, Minas Gerais registrou 427.585 casos prováveis (casos confirmados mais suspeitos) de dengue.
Em relação à chikungunya, o estado registrou 2.577 casos prováveis da doença. Até o momento, foi notificado um óbito em investigação para chikungunya.
Em relação à zika, foram registrados 1.064 casos prováveis, até a data de atualização do boletim.
Cruz Vermelha em Brumadinho
Uma das cidades em Minas Gerais que mais preocupam é Brumadinho. Seiscentas e quinze pessoas contraíram dengue este ano. Para uma população de pouco mais de 39 mil habitantes, a incidência é considerada “muito alta” pela SES.
A preocupação é com as áreas atingidas pela lama de rejeitos da barragem do Córrego do Feijão. Muitos imóveis tinham piscina e também recipientes que podem acumular água e servir de criadouro do mosquito transmissor, e isso pode ter influenciado no aumento do número de casos da doença na cidade.
Nesta quarta-feira (3), a Cruz Vermelha realiza na cidade uma ação de combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
A equipe vai à Escola Municipal Nilza de Sales Lima onde vão ter jogos, teatros e palestras de conscientização de combate ao mosquito.
Depois haverá uma mobilização, com entrega de panfletos e mutirão de limpeza. Famílias também estão sendo cadastradas para amostragem e monitoramento do avanço da doença na cidade.
Publicidade
Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.
Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.
Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.