A recente Cúpula dos Líderes sobre o Clima, em preparação para a Conferência do Clima da ONU, colocou novamente as mudanças climáticas sofridas pelo mundo no centro das atenções. Essas mudanças, principalmente o aquecimento global, podem gerar um efeito devastador na produção agrícola e um dos principais motivos é a imprevisibilidade das pragas que podem surgir.
O aquecimento global, causado pela grande emissão de gás carbônico na atmosfera, é muito perigoso no que diz respeito às pragas. O aumento nas temperaturas e as variações na umidade dos ambientes geram um cenário propício para a maior proliferação dos insetos, das doenças e das ervas daninhas.
Mudanças climáticas acendem alerta para novas doenças
Mas, o maior perigo para a produção agrícola é a imprevisibilidade. Até o momento, as pragas típicas de cada época do ano já são conhecidas e, por este motivo, podem ser controladas com antecedência, em um movimento preventivo. Mas, com o clima passando por alterações constantes, o cenário muda. Quanto maior a variação de temperatura, mais difícil é a ação de quem pretende prever as pragas e controlá-las enquanto é tempo.
O aumento no número de pragas e a imprevisibilidade das mesmas pode causar um enorme desequilíbrio, prejudicando toda a produção. Em conjunto, estes fatores ainda podem favorecer o surgimento e a proliferação de novas doenças, principalmente daquelas que precisam de algum inseto como vetor, como a Zika e a Dengue.
Os efeitos negativos das mudanças climáticas no controle das pragas não param por aí. Estudos comprovam que o aumento das temperaturas é responsável por afetar o metabolismo dos insetos, causando mais fome. Além disso, eles ficam mais ativos e mais propensos para a reprodução. Tudo isso resulta em um aumento do movimento de migração e da distância percorrida pelas pragas. Ou seja: a tendência é que infestações como a nuvem de gafanhotos que assustou a Argentina e o Uruguai e chegou a ligar o alerta do sul brasileiro no ano passado se tornem cada vez mais comuns. Inclusive, outras nuvens já foram detectadas na Argentina este ano.
O mundo todo demorou para dar a devida atenção ao assunto das mudanças climáticas. Um dos marcos do tema foi o filme Uma Verdade Inconveniente, do ex-vice-presidente norte americano Al Gore, que foi lançado em 2008 e ajudou a difundir o assunto. Em 2019, o secretário geral da Organização Meteorológica Mundial fez um alerta preocupante: se não houver ações eficazes para reduzir a emissão de gases na atmosfera, a temperatura do planeta poderá subir até 5 graus Celsius ainda neste século.
O alerta aponta que o risco para a agricultura mundial é altíssimo, o que pode até causar uma situação de insegurança alimentar no futuro. As pesquisas que relacionam o aquecimento global às pragas já até mensuraram o tamanho dos estragos que as mudanças climáticas podem trazer: os impactos causados pelos insetos podem aumentar entre 10% e 25% para cada grau Celsius de aquecimento.