Uma família que veio passar férias em Campo Grande foi surpreendida quando todos pegaram dengue. Nove pessoas precisaram procurar unidades de saúde da capital e foram diagnosticadas com a doença.
Segundo Nayara Machado Matos, de 30 anos, oito familiares que vieram passar férias em Campo Grande pegaram a doença: “Foram todos no intervalo de alguns dias”. O caso mais recente é o padrasto que ainda faz acompanhamento para controlar as plaquetas.
“Ninguém escapou. Minha avó foi a primeira a ficar doente e depois a dengue pegou todos, sempre dois de casa vez. Foram 4 idosos e uma mãe com bebê recém-nascida. O que era para ser um momento em família foi um transtorno enorme”, explica ao G1.
A família fez uma força-tarefa na casa da avó de Nayara em busca de focos do mosquito, mas nada foi encontrado, então, a família acionou agentes de saúde para verificar se haveria focos na casa dos vizinhos: “Temos medo que os idosos ou as crianças peguem dengue hemorrágica, por falta de cuidado em quintais e terrenos no entorno A vigilância tem que ser 24 horas e todo mundo tem que colaborar”, finaliza.
De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foram registrados até a última terça-feira (26), 6.414 casos suspeitos de dengue, o que já é considerado epidemia.