A Prefeitura de Curitiba começa, nesta quarta-feira (21), a pesquisar o nível de infestação do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros da cidade. Entre janeiro e agosto foram registrados em Curitiba 1.104 focos do Aedes aegypti; no mesmo período de 2021 foram 346 e no de 2020, 249.
Esse aumento dos focos levou a Prefeitura a reforçar as ações para combater a proliferação. O Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti atua durante todo o ano com ações de prevenção à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito. Promove vistorias em casas, comércios e espaços públicos, ações pedagógicas de conscientização de combate ao Aedes, monitoramento e bloqueios em áreas com suspeitas de focos.
https://c9ebd5d1aeb9eb1afb3bb0d9f77fb9e1.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html
A partir desta quarta, estão previstas visitas em 21,3 mil residências, comércios e terrenos baldios para a pesquisa, chamada de Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). As visitas consistem em buscas de possíveis criadouros, coleta de amostras, eliminação de focos e orientações sobre o controle do mosquito.
Importante: os agentes de endemia da SMS usam camiseta azul clara, boné, calça e jaqueta azul marinho. Todas as peças, assim como o crachá de identificação, levam a logomarca da Prefeitura. Eles não usam jalecos brancos.