Na verdade, para ter sucesso, em vez de brincar no parquinho do concorrente, podemos construir nosso próprio parquinho. Podemos torná-lo tão diferente da concorrência, e tão atraente para nossos clientes que eles (nossos clientes) ficarão felizes em vir e brincar conosco.
A competição saudável, pode deixar a concorrência a se perguntar, o que diabos acabou de acontecer!! O deles e mais caro…Nunca devemos entrar em guerra de preços, acabam destruindo nosso mercado.
Mas o importante não é que nós os vencemos – o importante é que temos o tipo certo de clientes e ajustamos nosso produto e que estamos idealmente posicionados para atendê-los.
Então, por um lado, eu não ligo para o que a concorrência está fazendo – vou me concentrar em servir melhor meus clientes. Mas para fazer isso eu preciso entender como são as ofertas atuais no mercado – então tenho que entender o que minha concorrência está fazendo.
Não necessariamente para vencê-los, mas para que eu possa fazer algo diferente.
Então, eu olho para a “concorrência” de vez em quando. Eu vejo o que eles fazem – não com ciúmes, mas com respeito e tentando entender como o que eles estão fazendo é atraente para seus clientes. Vou adotar (e adaptar) o que eu percebo como melhores práticas e aprender com o que eles têm feito. Mas eu não me importo em tentar competir com eles – é muito mais importante para mim servir meus clientes.
Por isso, não ignoro meus concorrentes – aprendo com eles onde posso. Mas eu preciso entendê-los para que eu possa ter certeza de que eu não pareço muito com eles, que eu não uso exatamente as mesmas palavras e que eu me destaque o bastante para que meus clientes ideais me reconheçam quando virem a minha empresa.
Sempre evitar comentar ou criticar os concorrentes, apresente apenas seus benefícios, construa a sua identidade, construindo assim um setor mais forte, concorrentes sim, inimigos nunca! Por mais que as vezes se sintam traídos, tenha calma, pense e siga.
Pare de se preocupar ou temer a concorrência!
Você pode gastar muito do seu tempo analisando sua concorrência e tentando descobrir como vencê-los. Se você estiver em uma empresa grande, talvez tenha recursos para isso e isso pode ser apropriado para você.
Mas se você é um iniciante ou administra um pequeno negócio, há lugares muito melhores para gastar seu tempo, deixe de lado distrações, foco no que você pode oferecer de melhor, naquilo que já está ao seu alcance.
Concentre-se em seus clientes antes de se concentrar na concorrência, faça seu melhor para encanta-los, oferecer algo a mais, ouça o que eles estão sinalizando á você, atenda suas necessidades. Seu cliente bem atendido pode ser seu melhor vendedor, vai falar bem de você, falar de como sua empresa é comprometida.
Aprenda com seus concorrentes: eles são muito bons e você pode querer melhorar em algumas coisas em que eles já são bons.
Não tente competir no parquinho deles. Construa um diferente.
Você pode (e deve) competir. Se você nunca fizer isso, também não se desafiará a ser melhor, a superar seus próprios limites. Mas não precisamos competir nos concentrando em nossa concorrência.
Podemos nos concentrar no objetivo final – e ver quem continua e ganha melhores lucros, podemos desenvolver seus próprios nichos de atendimento e encontrar as melhores opções.
O mais importante é estar sempre preparado, estudando buscando novos conhecimentos e aplicando em sua empresa, participar de Treinamentos sempre, sempre e sempre! muitas vezes fazemos tudo sempre da mesma forma, e desejamos que tudo melhore, o conhecimento nos permite ser inovadores e oferecer algo a mais.
Luis Henrique Oliveira
ENTOMOLOGISTA Imunizadora SERRANA