O Parque Ecológico de Limeira (SP) recebeu nesta segunda-feira (27) pulverização preventiva contra o carrapato-estrela, principal vetor da febre maculosa. Segundo a prefeitura, a ação acontece porque há cerca de 30 capivaras no local. O parque reabre na terça-feira (28) e funciona entre 7h e 20h.
A pulverização começou no dia 24 na lagoa do Jardim Bortolan e a próxima, 3 de setembro, ocorrerá no Horto Florestal. De acordo com o diretor de Licenciamento, Fiscalização e Áreas Verdes do município, Rogério Mesquita, a ação tem caráter preventivo, já que, segundo ele, não há indícios de carrapatos infectados com o vírus nesses locais.
Moradores do bairro Jardim do Lago chegaram a entrar com uma ação na Justiça na sexta-feira (24) pedindo a retirada das capivaras que ficam no Parque Ecológico da cidade. A prefeitura afirma que não tem autorização da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para manejo de capivaras, que são animais silvestres ameaçados de extinção.
A Justiça deu prazo de 72 horas para o Executivo se manifestar sobre o pedido de retirada das capivaras.
Casos em Limeira
Segundo dados da Secretaria da Saúde de Limeira, foram registrados 26 casos suspeitos de febre maculosa na cidade, sendo nove já descartados e 14 que ainda estão em investigação.
Entre os casos confirmados, uma paciente contraiu a doença e já teve alta, e um menino de 4 anos morreu após contrair a doença. O óbito de uma menina de 4 anos também está em investigação.