Aconteceu no dia 10 de Novembro com grande participação dos Profissionais da Saúde do Paraná, o 1º Workshop para Profissionais de Saúde Pública do Combate do Aedes aegypti, responsável pala transmissão da Dengue, Chikungunya e Zica Virus realizado pelo Portal pragaseeventos.com.br, a grande participação dos Agentes de Controle de Endemias, Agentes de Saúde da Família, Enfermeiros, Agentes e Coordenadores de Vigilância Sanitária e Ambiental, contribui para a discussão da importância de intensificar as ações de Manejo Ambiental e de Controle, agora que começarão as chuvas mais frequentes e também o aumento da temperatura na primavera/verão, tornando o ambiente propicio para a reprodução dos Mosquitos. Após a abertura onde estiveram Presentes o Secretário Municipal da Saúde Reginaldo Andrade, a Gerente da Vigilância Ambiental Marileia Renostro, a Dra. Cristiane Pujol Luz Técnica do Programa Nacional do Combate a Malária e Dengue do Ministério da Saúde e Denilson Lehn diretor do Portal Pragas & Eventos.
A Imprensa local prestigiou o evento e também chamou a atenção da importância do Combate ao Aedes aegypti.
As apresentações da Gerente Marileia e da Dra. Cristiane reforçaram a importância de seguir e ampliar as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde no Controle do Aedes aegypti, Denilson e Dr. Fabio Castelo mostraram novas ações e novos focos a terem atenção especial nos trabalhos durante as visitas Domiciliares de Inspeção pelos Agentes, foram apresentados os equipamentos a serem utilizados pelo Engenheiro Júlio Flavio Cassin da Industria Guarany, fabricante nacional de equipamentos para o Controle Químico dos Mosquitos.
O Dr. Fabio Castelo Branco Fontes Paes Nijaime compartilhou sua experiência de 10 anos como Técnico do Controle de Endemias no Município Rio de Janeiro e seus estudos de Mestrado e Doutorado na área. Com a possibilidade das Empresas Especializadas no Controle de Vetores e Pragas poderem realizar serviços de Controle do Mosquitos Aedes aegypti e desenvolverem Programas de Manejo Ambiental e Combate a Dengue em áreas Privadas (Condomínios Verticais e Horizontais, Comercio e Industria), teremos um reforço muito grande no Controle da Dengue, desde que as Técnicos de Controle de Vetores e Pragas sejam capacitados e que as empresas sejam autorizadas na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para este tipo de Controle.
Durante sua apresentação Denilson Lehn colocou: “Os Agentes de Endemias tem a responsabilidade de vistoriar os domicílios e orientar a população para implementar as ações de Manejo que impeçam a existência de locais onde o mosquito Aedes aegypti possa se abrigar e reproduzir, fazendo aplicações de produtos químicos ou biológicos somente quando necessário, eles não são Agentes da Limpeza Pública e não tem a obrigação de limpar quintais e recolher lixo, está e atribuição é do morador que tem a obrigação de manter seu terreno e casa limpos e livres de criadouros, fazendo isso pelo menos uma vez por semana, não comprometendo o trabalho e nem colocando em risco a Saúde Pública de todos que residem na casa e nas casas vizinhas, é uma questão consciência e comprometimento com o bem comum”.
Muito importante trazer para as apresentações especialistas que conhecem da área e que os agentes se identificam, pela experiência de campo e da realizados dos trabalhos, muitos ficaram emocionados e como Cineasta da FIOCRUZ Genilton José Vieira que já recebeu diversos prêmios internacionais sobre seus Documentários, ao ver que tanta gente utiliza seus Filmes para Treinamentos.
A programação continua com o Curso de Capacitação para Agentes de Saúde Pública e Controle de Vetores e Pragas nos dias 11 e 12/11 e nos dias 02 e 03/12 no Centro Universitário da Faculdade Assis Gurgacz com a presença dos Profissionais e Agentes de Controle de Endemias de Cascavel, onde a visão dos Administradores reforçam a necessidade da Capacitação de seus Profissionais para exercerem suas atividades com maior especialização e consciência de seu dever de Promover a Saúde e bem estar da População.
Veja também:
https://pragaseeventos.com.br/saude-publica/agentes-de-saude-e-endemias-passam-por-capacitacao-em-cascavel/