O mutirão de desratização nas via públicas no município de Vila Velha terá início nesta quinta-feira (1º) em toda a região da Grande Terra Vermelha. Uma equipe de 90 agentes de endemia estará nas ruas aplicando os raticidas no período das 7 horas às 13 horas. A ação será executada durante os meses de agosto e setembro nas vias públicas dos bairros.
“É importante que a população não retire os raticidas dos bueiros para levá-los para suas residências. Os bueiros são os locais adequados para os ratos consumirem o veneno. Caso contrário, quando alguém leva este tipo de veneno para casa, acaba também levando os ratos para dentro da sua residência”, alerta a coordenadora da Unidade de Controle de Zoonoses (UCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, médica veterinária Wanessa Andrade Pachito.
Orientações aos moradores:
Os roedores estão presentes onde existem alimento, água e abrigo. Dessa forma a UCZ sugere as seguintes recomendações aos moradores:
– Sempre mantenham seus quintais limpos, sem presença de material inservível, sem vegetação;
– Quintais com árvores frutíferas devem sempre estar livres de frutas no chão;
– Nunca deixar ração e água de animais de estimação expostas durante a noite;
– Onde houver gaiolas de pássaros, o ideal é que as gaiolas tenham “saias” para evitar que a ração (sementes) caia no chão;
– Não se recomenda a criação de aves (galinha e patos) em quintais onde as casas estão em perímetro urbanos, pois a alimentação das mesmas é altamente atrativa para roedores e outras pragas;
– Orientamos que os moradores não retirem as iscas raticidas dos bueiros para colocarem em seus quintais. Vale ressaltar que o abrigo dos roedores é no bueiro, as iscas são colocadas ali para que eles encontrem alimento já na entrada de suas casas. Quando a isca é retirada do bueiro, o rato vai sair da sua casa a procura de alimento, dessa forma irá adentrar nos quintais à procura de alimento.